• Adoção e Comunidade

    Apple revela CryptoKit para iOS 13


    Por Alexandre Dantas Lage • 5 de junho de 2019
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    O CryptoKit para iOS, novo framework da Apple, permitirá desenvolvedores a realizar operações de cripto de maneira segura e eficiente. Supostamente, com as novas funcionalidades, o novo iOS poderá vir com uma carteira de cripto nativa.

    O framework foi discretamente revelado no site oficial da Apple, mas deverá ser oficialmente anunciado hoje, 5 de junho, durante a Worldwide Developers Conference 2019 (WWDC 19).

    A conferência está sendo realizada em San Jose, na Califórnia, e está prevista para acontecer entre 3 e 7 de junho de 2019.

    Apple revela CryptKit para iOS 13

    Ao passo que a conferência acontece, todos os olhos se voltam para o lançamento do novo sistema operacional do Iphone, o iOS 13. Portanto, o novo framework deverá ser anunciado hoje.

    De acordo com a Apple, o CryptoKit para iOS irá fornecer um novo framework com funcionalidades de cripto para desenvolvedores. Assim, ele irá permitir que operações como hashing, geração de chaves e criptografia sejam integradas ao novo iOS.

    No entanto, uma das funcionalidades chamou mais a atenção da comunidade de cripto. Através do CryptoKit para iOS, desenvolvedores poderão utilizar criptografia de chaves públicas para gerar e validar assinaturas.

    Além de poder trabalhar com chaves armazenadas na memória, desenvolvedores também poderão utilizar chaves privadas armazenadas e gerenciadas pela Secure Enclave da Apple. Essa funcionalidade é parte dos novos chips A7 utilizados pelos novos Iphones.

    De acordo com Frederic Jacobs, membro da equipe de engenharia e segurança de criptografia da Apple, o CryptoKit para iOS é uma interface avançada e eficiente que permitirá que várias operações de cripto sejam realizadas pelos usuários.

    Frederic Jacobs anunciando o CryptoKit via Twitter
    Frederic Jacobs anunciando o CryptoKit via Twitter.

    Através das novas funcionalidades, é bem provável que o Iphone se torne uma espécie de carteira de hardware de cripto. De acordo com Viktor Radchenko, fundador da carteira de cripto TrustWallet:

    Com o lançamento do iOS 13, estamos a alguns passos para que você possa tornar seu Iphone em uma carteira de hardware.

    Seguindo os passos da Samsung

    O lançamento do CryptoKit coincidiu o vazamento de que o símbolo do bitcoin foi incorporado pela Apple em seu conjunto de ícones. Portanto, todos os quatro símbolos do Bitcoin utilizados dentro dos aplicativos serão compatíveis com a fonte da Apple.

    Através do Twitter, o usuário @brandnanthny compartilhou os novos ícones do Bitcoin no sistema da Apple.

    Pelo Twitter, o usuário @brandnanthny compartilhou os novos ícones do Bitcoin no sistema da Apple
    Pelo Twitter, o usuário @brandnanthny compartilhou os novos ícones do Bitcoin no sistema da Apple.

    O novo conjunto de ícones permitirá que os desenvolvedores integrem o Bitcoin em seus aplicativos. No entanto, muitos usuários das mídias sociais notaram que não havia logotipos ou outras criptomoedas entre o conjunto de 1.000 ícones recém-lançados.

    A Apple parece estar seguindo os passos da Samsung ao integrar criptomoedas em seus dispositivos. Em fevereiro, a Samsung lançou o Galaxy S10 com uma carteira de cripto nativa, que permitia o armazenamento de chaves privadas.

    De acordo com rumores, a Samsung deverá integrar pagamentos de cripto ao Samsung Pay. Portanto, isso parece ter feito a Apple intensificar seus esforços para integrar cripto em seus sistemas.

    No entanto, é muito cedo para dizer se a empresa planeja fornecer uma carteira de criptografia completa em seus dispositivos ou até mesmo integrar ativos de criptografia no Apple Pay.

    E você, o que acha dessa movimentação da Apple? Comente abaixo.


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.