• Adoção e Comunidade

    Presidente do Banco Federal Alemão alerta para riscos na adoção de criptomoedas


    Por Alexandre Dantas Lage • 29 de maio de 2019
    tempo de leitura do artigo: 1 minuto

    O Presidente do Banco Federal Alemão, Jens Weidmann, alertou os bancos centrais sobre os potenciais riscos na adoção de criptomoedas.

    Conforme publicado pela Reuters, Weidmann afirmou que os bancos centrais precisam ter cautela ao aderir às criptomoedas. Para ele, em tempos de crise, as moedas digitais podem contribuir para desestabilizar todo o sistema financeiro mundial.

    Jens Weidmann

    O economista alemão explicou que o fácil acesso às moedas digitais podem acelerar o colapso de credores. Enquanto isso, elas iriam ajudar a “mudar fundamentalmente o modelo de negócios dos bancos”, mesmo em um bom ambiente econômico.

    Além disso, Weidmann também alertou para o potencial aumento da volatilidade devido ao crescimento da demanda por moedas digitais. De acordo com ele, isso afetaria negativamente os bancos centrais em termos de balanço patrimonial.

    Similarmente, analistas experientes vem alertando para os riscos na adoção das criptomoedas. Eles afirmam que, em um ambiente de baixa taxa de juros, os poupadores teriam pouco incentivo em manter seu dinheiro em bancos comerciais, caso pudessem ter a total segurança de uma moeda digital de um banco central.

    Portanto, isso iria pressionaria o financiamento de bancos comerciais, limitando a capacidade dos bancos de emprestar dinheiro, além de, potencialmente, danificar a transmissão de políticas monetárias para a economia real.

    Primeiro banco central independente

    O Banco Federal Alemão, Deutsche Bundesbank (BBk), não só é membro do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), como é, declaradamente, o mais influente da organização devido à sua força e porte.

    O Banco Federal Alemão é o primeiro banco central a ter total independência do Estado, levando esse tipo de banco a ser referido como o “modelo Bundesbank”. Aliás, este modelo é utilizado pelo Banco Central Europeu (BCE) como base para todo o sistema do euro.

    Qual a sua opinião sobre esse alerta do Presidente do Banco Federal Alemão? Comente abaixo.


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.