“Stablecoin” TerraUSD (UST) despenca 30% e Binance bloqueia saques
A Stablecoin passa por apuros. O quê está acontecendo? Entenda!
Um fenômeno ocorreu no mercado de criptomoedas na última segunda-feira (9), quando a stablecoin TerraUSD (UST) despencou 30%.
Nesse sentido, a moeda não conseguiu manter sua paridade com a moeda norte-americana.
Para esclarecer, stablecoins são criptomoedas criadas para suprir uma lacuna do mercado, que é a suposta estabilidade de preços.
Isso significa que é utilizada para ajudar as negociações do mercado, visto que o bitcoin é considerado volátil e traders corriqueiramente tinham que recorrer ao uso de moedas fiduciárias em suas operações.
Assim, com a chegada das stablecoins, isso acabou mudando e traders utilizaram passara a utilizar esta alternativa.
Além disso, vale informar que, até o momento, a de maior volume segue sendo a Tether (USDT), seguida pela USD Coin (USDC), sendo que nos últimos dias a TerraUSD havia alcançado a terceira posição ao superar a Binance USD, chamando atenção para seu projeto.
Nesse sentido, o preço de uma stablecoin cair 30% pode ser considerado um fenômeno não comum, até mesmo para os padrões do mercado de criptomoedas, apontado como um setor volátil por muitos.
No entanto, isso aconteceu com a TerraUSD (UST), que despencou no mercado, gerando um grande temor entre os negociadores.
AEm explicação sobre o ocorrido, a equipe por trás da moeda disse que houve um problema de liquidez, em meio a um desvio de “peg UST” em terceiros.
Além disso, o projeto declarou estar lutando para reestabelecer o problema, mas como é uma stablecoin algorítmica, não é possível que a resolução seja imediata.
O peg da UST é um mecanismo ligado à criptomoeda Luna, com relação à demanda de mercado dessa última.
Nessa linha, quando esse peg é perdido, há um risco de que o mercado busque mais a UST e isso possa causar um colapso com a corrida aos bancos.
Nesse sentido, a equipe informou que o peg verdadeiro, o onchain, nunca se desfez mesmo com essa queda do mercado.
Embora essa alegação seja feita para acalmar investidores e evitar que eles saquem seus recursos, muitos seguem assustados.
Mesmo assim, o problema continua visto que a criptomoeda Terra (LUNA) cai 51% nas últimas 24 horas, um movimento que coloca o mercado de olho na perda de peg.
Por fim, com a baixa demanda em um token caindo tanto assim, o movimento pode voltar a pressionar o UST, que ainda cai 10% nesta terça-feira (10).
Durante a corrida de clientes ao mercado, muitos quiseram sacar suas posses das corretoras.
Nesse sentido, uma das que se posicionou sobre o assunto foi a Binance, que em seu blog anunciou estar bloqueando os saques para clientes.
Quando isso aconteceu a moeda ainda caia no mercado, mas com a medida o preço da UST normalizou um pouco, apesar de ainda cair 10% nesta manhã em relação ao Dólar.
De acordo com a Binance, o alto volume de transações pendentes do UST se deve à lentidão e ao congestionamento da rede.
Assim, reconhecendo o possível inconveniente para seus investidores, a Binance declarou:
“A Binance reabrirá os saques para esses tokens assim que considerarmos que a rede está estável e o volume de saques pendentes foi reduzido.
Não notificaremos os usuários em um anúncio posterior.”
Os saques da Binance então foram liberados após 6 horas de sua suspensão.
Acompanhe análise técnica do BTC feita pelo time da CryptoRadar. Acesse aqui!
“Stablecoin” TerraUSD (UST) despenca 30% e Binance bloqueia saques
Fonte: https://livecoins.com.br/stablecoin-terrausd-ust-despenca-30-e-binance-bloqueia-saques/ (com adaptações)
ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Os pontos de vista e opiniões expressos pela CryptoRadar ou qualquer pessoa mencionada neste artigo, são apenas para fins informativos e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou outros afins. Investir ou negociar criptoativos traz um risco de perda financeira.
Acompanhe a CryptoRadar diariamente
e fique por dentro das principais notícias!
Curta a página da CryptoRadar no
Instagram, Facebook, Twitter e interaja conosco!