• Análise Técnica

    Análise Técnica do Bitcoin (BTC) e do Mercado Financeiro


    Por Jean Pierre Teixeira Costa • 25 de janeiro de 2022
    tempo de leitura do artigo: 5 minutos

    Apresentamos uma visão geral da CryptoRadar sobre o mercado financeiro e Análise Técnica do Bitcoin (BTC).

    Enxergamos uma deterioração dos fundamentos macroeconômicos e consequentemente aversão ao risco de investidores em escala global.

    Assim, os índices ao redor do mundo estão em queda forte no ano enquanto a procura por dólar está aumentando.

    Reunião do Federal Reserve (FED)

    Em declarações recentes, membros do Comitê de Mercado Aberto (FOMC) deram indicações de que o inevitável aumento da taxa de juros da maior economia do mundo pode vir antes do esperado.

    Com isso, a maioria dos analistas acreditam que o Federal Reserve (FED) já indicará, nesta reunião de janeiro, um aumento da taxa de juros para março.

    Conflito entre Rússia e Ucrânia

    A tensão entre Rússia e Ucrânia se agravou nos últimos dias após a movimentação de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para a Europa Oriental.

    No entanto, analistas políticos ainda enxergam esta crise como um jogo de cena de Moscou para forçar a retirada de tropas da Otan de perto de suas fronteiras.

    Nesse sentido, o mundo aguarda uma solução diplomática nesta semana com o início de uma série de conversas no formato Normady Talk (Alemanha, Rússia, Ucrânia e França) e a formatação de um acordo com o objetivo de arrefecer o ímpeto russo.

    Nessa linha, dentre as soluções apontadas, até o momento, estão a troca de governo ucraniano por um mais inclinado aos interesses russos e o impedimento da formulação de leis que restrinjam direitos de regiões de maioria russa.

    Desse modo, há um país divido entre ucranianos que não querem o domínio russo e russos étnicos separatistas do extremo leste.

    Assim, não é de se esperar uma solução definitiva por ora, e incertezas no contexto geopolítico europeu podem trazer mais volatilidade para as bolsas mundiais.

    Por fim, a preocupação é grande em relação à estrutura econômica global, o aumento de taxa de juros dos EUA e potencial conflito armado na Europa.

    No entanto, acreditamos que está se abrindo uma oportunidade para aquisição de ótimos ativos em patamares muito baixos conforme exposto a seguir:

    Análise de sentimento do Bitcoin (BTC):

    • Indicador Fear & Greed aponta que atualmente o mercado esta em extremo medo. Tais níveis são similares ao “Corona Crash”, o que pode indicar um esgotamento do sentimento de medo e possível volta do sentimento de ganância?
    Fonte: lookintobtc – CryptoRadar
    • A relação entre long & short desabou 45% desde sua máxima recente em novembro/2021, atingindo níveis aceitáveis para grandes instituições iniciarem o movimento de acumulação:
    Fonte: TRDR – CryptoRadar
    • Cumulative Volume Delta(CVD) de curto prazo já é possível identificar as instituições voltando a comprar o ativo (ordens acima de 100k USD):
    Fonte: TRDR – CryptoRadar
    • O Open Interestassim como os outros indicadores de sentimento, está voltando para níveis aceitáveis indicando que investidores pequenos estão perdendo interesse no ativo:
    Fonte: TRDR – CryptoRadar
    • A dominância, apesar de estar muito abaixo de níveis históricos, está subindo no curto prazo, e isso corrobora com os indicadores citados anteriormente, demonstrando a aversão ao risco de moedas “menores” e fuga de capital do pequeno investidor:
    Fonte: Tradingview – CryptoRadar
    • Capitalização total do mercado de criptoativos teve uma perda total de 35% em 2022 continuando a tendência de queda iniciada em novembro de 2021.
    Fonte: Tradingview – CryptoRadar

    Acompanhe os dados de mercado cripto diariamente acessando aqui

    Análise Técnica do Bitcoin (BTC)

    Análise gráfica

    • Longo prazo (gráfico semanal): o preço ainda esta em tendência de alta, mas é muito preocupante a queda de volume observado nos últimos 6 meses.
    Fonte: Tradingview – CryptoRadar
    • Médio prazo (gráfico diário): podemos identificar divergências de alta no volume, o que pode indicar uma possível exaustão do movimento de queda.
    Fonte: Tradingview – CryptoRadar
    • Curto prazo (gráfico de 4 horas): As divergências de alta no volume e estabilidade no RSI foram formadas com a última queda do ativo e indicam que pode ter chegado a exaustão do movimento de queda e possível correção.
    Fonte: Tradingview – CryptoRadar

    Conclusão

    Ainda é muito cedo para afirmar que o Bitcoin e outros criptoativos encontraram seus fundos no preço, mas levando em consideração todos os fatores expostos, acreditamos que existe uma ótima oportunidade para investidores acumularem Bitcoin e outras moedas de projetos consolidados como Ethereum (ETH), Cardano (ADA) e Binance Coin (BNB) em pequenas quantidades.

    Além disso, observadas as confluências de informações quando agrupadas criam a expectativa de uma reversão de direção do preço que pode ocorrer, em breve, no curto prazo.

    Em contrapartida, a saturação da ação vendedora, no médio prazo, conforme demonstrado nos gráficos acima, auxilia-nos a projetar níveis interessantes para negociação tais como de pontos de suporte e resistência criados com a formação de intervalos de negociação.

    Momento de cautela

    Paralelo a isso, o mercado global ainda segue o processo corretivo das suas máximas históricas e o sentimento de aversão ao risco em momentos de definição das grandes instituições que nos próximos dias podem definir um rumo para a economia nos fazem ascender as luzes de alerta e aumentar o nível de cautela em relação ao aumento da exposição ao risco do mercado.

    Além disso, esclarecemos que o momento de cautela ainda é predominante para o atual momento, pois a direção do mercado em um curto prazo ainda é baixista com a formação de topos e fundos mais baixos gerando uma tendência.

    Importância do Gerenciamento de Riscos

    Ademais, ressaltamos a importância do gerenciamento de riscos e da proteção ao patrimônio empregados nas operações tendo como principal fator a manutenção o reajuste e o reequilíbrio dos valores alocados nas operações.

    Por fim, ressaltamos que o mundo ainda está com a aversão ao risco elevado, o que exige cautela e prudência na compra de ativos e a espera de ganhos expressivos a curtíssimo prazo.


    Esta Análise Técnica do Bitcoin (BTC) foi realizada por Jean Pierre Teixeira Costa e Henrique Domingues – Analistas da CryptoRadar.


    OBSERVAÇÃO: Esta Análise Técnica do Bitcoin (BTC) não é aconselhamento financeiro, legal e nem indicativo de compra e venda de qualquer ativo. As decisões de como investir devem ser pessoais e com base em seus estudos e pesquisas sobre o mercado financeiro. 

    Curta a página da CryptoRadar no

    Instagram, Facebook, Twitter e interaja conosco!


  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.