Enxergamos uma deterioração dos fundamentos macroeconômicos e consequentemente aversão ao risco de investidores em escala global.
Assim, os índices ao redor do mundo estão em queda forte no ano enquanto a procura por dólar está aumentando.
Em declarações recentes, membros do Comitê de Mercado Aberto (FOMC) deram indicações de que o inevitável aumento da taxa de juros da maior economia do mundo pode vir antes do esperado.
Com isso, a maioria dos analistas acreditam que o Federal Reserve (FED) já indicará, nesta reunião de janeiro, um aumento da taxa de juros para março.
A tensão entre Rússia e Ucrânia se agravou nos últimos dias após a movimentação de tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para a Europa Oriental.
No entanto, analistas políticos ainda enxergam esta crise como um jogo de cena de Moscou para forçar a retirada de tropas da Otan de perto de suas fronteiras.
Nesse sentido, o mundo aguarda uma solução diplomática nesta semana com o início de uma série de conversas no formato Normady Talk (Alemanha, Rússia, Ucrânia e França) e a formatação de um acordo com o objetivo de arrefecer o ímpeto russo.
Nessa linha, dentre as soluções apontadas, até o momento, estão a troca de governo ucraniano por um mais inclinado aos interesses russos e o impedimento da formulação de leis que restrinjam direitos de regiões de maioria russa.
Desse modo, há um país divido entre ucranianos que não querem o domínio russo e russos étnicos separatistas do extremo leste.
Assim, não é de se esperar uma solução definitiva por ora, e incertezas no contexto geopolítico europeu podem trazer mais volatilidade para as bolsas mundiais.
Por fim, a preocupação é grande em relação à estrutura econômica global, o aumento de taxa de juros dos EUA e potencial conflito armado na Europa.
No entanto, acreditamos que está se abrindo uma oportunidade para aquisição de ótimos ativos em patamares muito baixos conforme exposto a seguir:
Acompanhe os dados de mercado cripto diariamente acessando aqui
Ainda é muito cedo para afirmar que o Bitcoin e outros criptoativos encontraram seus fundos no preço, mas levando em consideração todos os fatores expostos, acreditamos que existe uma ótima oportunidade para investidores acumularem Bitcoin e outras moedas de projetos consolidados como Ethereum (ETH), Cardano (ADA) e Binance Coin (BNB) em pequenas quantidades.
Além disso, observadas as confluências de informações quando agrupadas criam a expectativa de uma reversão de direção do preço que pode ocorrer, em breve, no curto prazo.
Em contrapartida, a saturação da ação vendedora, no médio prazo, conforme demonstrado nos gráficos acima, auxilia-nos a projetar níveis interessantes para negociação tais como de pontos de suporte e resistência criados com a formação de intervalos de negociação.
Paralelo a isso, o mercado global ainda segue o processo corretivo das suas máximas históricas e o sentimento de aversão ao risco em momentos de definição das grandes instituições que nos próximos dias podem definir um rumo para a economia nos fazem ascender as luzes de alerta e aumentar o nível de cautela em relação ao aumento da exposição ao risco do mercado.
Além disso, esclarecemos que o momento de cautela ainda é predominante para o atual momento, pois a direção do mercado em um curto prazo ainda é baixista com a formação de topos e fundos mais baixos gerando uma tendência.
Ademais, ressaltamos a importância do gerenciamento de riscos e da proteção ao patrimônio empregados nas operações tendo como principal fator a manutenção o reajuste e o reequilíbrio dos valores alocados nas operações.
Por fim, ressaltamos que o mundo ainda está com a aversão ao risco elevado, o que exige cautela e prudência na compra de ativos e a espera de ganhos expressivos a curtíssimo prazo.
Esta Análise Técnica do Bitcoin (BTC) foi realizada por Jean Pierre Teixeira Costa e Henrique Domingues – Analistas da CryptoRadar.
OBSERVAÇÃO: Esta Análise Técnica do Bitcoin (BTC) não é aconselhamento financeiro, legal e nem indicativo de compra e venda de qualquer ativo. As decisões de como investir devem ser pessoais e com base em seus estudos e pesquisas sobre o mercado financeiro.
Curta a página da CryptoRadar no
Instagram, Facebook, Twitter e interaja conosco!