• Análise Técnica

    CryptoInforme

    CryptoInforme 22/09!


    Por Jean Pierre Teixeira Costa • 22 de setembro de 2021
    tempo de leitura do artigo: 16 minutos

    Vamos ao CryptoInforme do dia 22/09!


    CENÁRIO GLOBAL

    Câmara dos EUA aprova projeto para suspender limite da dívida e financiar governo

    Os democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovaram na terça-feira um projeto de lei para financiar o governo norte-americano até 3 de dezembro e suspender o limite de empréstimo do país até o fim de 2022, enviando o plano ao Senado, onde republicanos prometeram vetá-lo.

    A votação na Câmara foi de 220 a 211. Porém, não estava claro quando o Senado vai agir.

    Assim, se os republicanos mantiverem sua recusa em dar apoio à medida no Senado, os democratas terão que pensar em uma nova estratégia ou enfrentar rapidamente o problema duplo de um governo em paralisação parcial que não consegue pagar suas contas e o risco de calote pela primeira vez na história moderna.

    Giro pelas bolsas americanas

    O S&P 500 subiu na quarta-feira, ignorando o sinal do Federal Reserve de que a redução gradual das compras de títulos poderia começar já em novembro.      

    Dessa forma, o S&P 500 subiu +1%, o Dow Jones Industrial Average subiu +1,1%, ou 338 pontos, o Nasdaq subiu +1%.

    Nessa linha, disse o FED em comunicado:

    “Se o progresso continuar como esperado, o Comitê julga que uma moderação no ritmo de compras de ativos pode ser garantida em breve”.

    O presidente do FED, Jerome Powell, mais tarde sinalizou que a redução poderia começar em novembro e terminar em meados de 2022.

    Dessa forma, disse Powell em uma entrevista coletiva após a declaração de política monetária:

    “Os participantes geralmente veem, enquanto a recuperação permanecer no caminho certo, um processo de redução gradual que termina em meados do próximo ano provavelmente será apropriado”. 

    No entanto, antes da reunião, muitos analistas apostavam na redução do preço em novembro e sugeriram que o anúncio estava precificado.     

    Setores da economia

    Os setores cíclicos, incluindo o de energia, subiram mais de 3%, sustentados pelo aumento dos preços do petróleo, após dados mostrando que o abastecimento semanal de petróleo nos EUA caiu mais do que o esperado na semana passada.

    Em um impulso adicional ao sentimento sobre as ações cíclicas – aquelas que se movem em conjunto com a economia – os temores de contágio da China diminuíram depois que Evergrande concordou em liquidar os pagamentos de juros de um título doméstico na quarta-feira, e a região central da China injetou mais liquidez no sistema financeiro.

    Enquanto isso, nas grandes tecnologias, o Facebook (NASDAQ: FB), com queda de -4%, provou ser um obstáculo para o setor depois que a gigante das mídias sociais alertou que o rastreamento de anúncios da Apple (NASDAQ: AAPL) prejudicaria o crescimento.

    Em notícias de ganhos, Adobe e FedEx estavam entre os principais nomes em destaque. 

    A Adobe Systems (NASDAQ: ADBE) divulgou resultados do terceiro trimestre que superaram os resultados, mas a desaceleração do crescimento em seu principal negócio de mídia digital pesou sobre as ações da empresa de tecnologia.

    Assim, disse Oppenheimer em uma nota:

    “A Adobe relatou resultados mistos de F3Q que excederam as estimativas de consenso tanto na linha superior quanto na linha inferior compensada pela falta de expectativas do ARR de mídia digital principal”.

    Além disso, a FedEx (NYSE: FDX) cortou sua perspectiva sobre o desempenho do ano inteiro após relatar o lucro do trimestre que ficou aquém das estimativas, fazendo com que suas ações caíssem mais de 9%.

    Giro pelas bolsas europeias

    As ações europeias subiram nesta quarta-feira, depois de a endividada incorporadora China Evergrande  (HK:3333) informar que faria alguns pagamentos de juros, enquanto investidores aguardavam comentários do banco central norte-americano sobre um cronograma para redução de estímulos.

    Assim, as ações da Evergrande listadas em Frankfurt saltaram +41,0%, após atingirem mínimas em vários anos na sessão anterior.

    Nessa linha, a incorporadora disse que faria um pagamento de cupom de seus títulos domésticos, oferecendo alívio a investidores preocupados com a inadimplência de pagamentos após problemas financeiros.

    Dessa forma, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets:

    “Foi outra sessão positiva para as ações europeias, à medida que as preocupações com a queda da Evergrande continuam diminuindo após o acordo desta manhã sobre alguns de seus cupons de títulos domésticos.

    Apesar dessa pequena ruga, os mercados parecem estar trabalhando com a ideia de que o problema foi contido. Esperemos que eles estejam certos.”

    O índice de viagens e lazer na Europa subiu +2,5%, para uma máxima em 14 semanas. 

    A empresa britânica de apostas e jogos esportivos online Entain  (LON:ENT) saltou 5,1%, ao revelar uma proposta de aquisição de 22,4 bilhões de dólares da rival DraftKings I(NASDAQ:DKNG), com sede em Boston.

    Por outro lado, o índice europeu STOXX 600 subiu +1,0%, estendendo a recuperação de terça-feira, após sua pior sessão em dois meses, com ações vinculadas a commodities e bancos liderando os ganhos.

    Enquanto isso, o Federal Reserve concluiu sua reunião de política monetária de dois dias nesta quarta, com investidores esperando que o banco central norte-americano abra caminho para cortes em suas compras mensais de ativos ao fim deste ano e atualize suas projeções de inflação e crescimento.

    Por fim, em Frankfurt, o índice DAX subiu +1,03%, a 15.506,74 pontos.

    Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 1,29%, a 6.637,00 pontos.

    As commodities

    Os Futuros do Petróleo sobem

    Na Bolsa de Nova York, os Futuros do Petróleo em Novembro foram negociados na entrega a 72,17 USD por barril, no momento da escrita deste CryptoInforme, alta de +2,38%.

    O Petróleo estava propenso a encontrar suporte em 69,67 USD e resistência em 72,99 USD.

    O Índice Dólar Futuros, que acompanha o desempenho do dólar norte-americano em comparação com a cesta das seis principais moedas, registrou ganhos de +0,13% para negociação a 93,317 USD.

    Em outra parte da ICE, O Petróleo Brent com vencimento em novembro registrou ganhos de +2,37% para negociação a 76,12 USD por barril.

    Enquanto isso, o spread entre O Petróleo Brent e O Petróleo ficaram a 3,95 USD por barril nos contratos.

    Os Futuros do Ouro caem nesta quarta-feira

    Na divisão Comex da Mercantil de Nova York, os Futuros de Ouro com vencimento em dezembro foram negociados a 1.769,25 USD por onça troy, no momento da escrita deste CryptoInforme, queda de -0,50%.

    O Ouro estava propenso a encontrar suporte em 1.742,30 USD e resistência em 1.797,30 USD.

    Em outra parte da Comex, a Prata com vencimento em dezembro registrou ganhos +0,56% para negociação a 22,738 USD por onça troy.

    Por outro lado, o Cobre para entrega em dezembro registrou ganhos +2,45% para negociação a 4,2272 USD por libra-peso

    Os Futuros do Gás Natural avançam

    Na Bolsa de Nova York, os Futuros do Gás Natural com vencimento em outubro foram negociados a 4,825 por milhões de unidades térmicas Britânicas, no momento da escrita deste CryptoInforme, alta de +0,42%.

    O Gás Natural estava propenso a encontrar suporte em 4,735 USD e resistência em 5,600 USD.

    Em outra parte da Nymex, o Petróleo para entrega em novembro registrou ganhos +2,21% para negociação a 72,05 USD por barril.

    Enquanto o Óleo para entrega em outubro registrou ganhos +1,51% para negociação a 2,2067 USD por galão.

    Governo melhora projeção de déficit primário para 139 bilhões de reais em 2021

    O aumento da arrecadação decorrente da recuperação econômica e a elevação de receitas extras fizeram a equipe econômica melhorar a projeção de déficit primário neste ano.

    Nesse sentido, segundo o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado hoje, a estimativa de resultado negativo em 2021 passou de 155,4 bilhões de reais em julho (1,8% do Produto Interno Bruto, PIB) para 139,4 bilhões de reais (1,6% do PIB).

    Para esclarecer, o déficit primário representa o resultado negativo nas contas do governo desconsiderando os juros da dívida pública. 

    Assim, as estimativas estão melhores que a meta determinada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 247,1 bilhões de reais para o Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central), com a possibilidade de abatimento até 40 bilhões de reais de gastos relacionados ao enfrentamento da pandemia.

    Além disso, o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado a cada dois meses, orienta a execução do Orçamento.

    Com base nas estimativas de arrecadação, de gastos obrigatórios, de desempenho da economia e de cumprimento do teto de gastos, o governo define o quanto contingenciará (bloqueará) ou descontingenciará (liberará) do Orçamento.

    Dessa forma, o Orçamento de 2021 havia sido integralmente descontingenciado no relatório anterior, em julho.

    Paralelo a isso, por causa do cumprimento do teto de gastos, o governo deverá bloquear 288,4 milhões de reais, considerado um valor residual pela equipe econômica, até o próximo relatório, em novembro.

    Receitas e despesas

    A previsão de receitas líquidas aumentou para 1,508 trilhão de reais, valor 31,5 bilhões de reais superior ao do relatório anterior. 

    Além do crescimento da economia, que se reflete no pagamento de mais impostos, o valor foi impulsionado pelo crescimento de 19,5 bilhões de reais em receitas não administradas.

    Assim, as novas projeções para as receitas não administradas foram influenciadas principalmente pela alta no pagamento de dividendos de estatais ao Tesouro (+7,9 bilhões de reais), motivada pela melhoria do lucro das estatais, e em royalties de recursos naturais (+7,7 bilhões de reais), decorrentes do aumento do preço do petróleo no mercado internacional.

    Por fim, a estimativa para o gasto foi elevada em 15,5 bilhões de reais, para 1,647 trilhão de reais. 

    Dessa forma, além do crescimento de 3,9 bilhões de reais nos gastos com a Previdência Social, contribuiu para a revisão a Medida Provisória 1.062/2021, que liberou crédito extraordinário de 9,1 bilhões de reais para o Ministério da Saúde enfrentar a pandemia. 

    Pela legislação, créditos extraordinários estão fora do teto de gastos.

    Projeções

    Apesar do crescimento das despesas nos últimos dois meses, o relatório prevê que a despesa primária fechará 2021 em 19% do PIB, abaixo dos 19,3% registrados em 2018. 

    Por outro lado, para 2022, caso o Orçamento seja aprovado conforme o texto enviado pela equipe econômica, a proporção deverá cair para 17,5% do PIB, proporção inferior à registrada em 2014 (18,1%). 

    Na avaliação do Ministério da Economia, essa melhora deve-se ao teto federal de gastos.

    Além disso, o relatório também prevê que a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), principal indicador usado nas comparações internacionais, deverá fechar 2021 em 81,2% do PIB.

    Em 2020, a DBGG tinha subido para 88,8% do PIB por causa da emissão de títulos públicos que custeou diversos gastos relacionados à pandemia, principalmente o auxílio emergencial e o programa de ajuda aos estados e municípios.

    Assim, para 2022, o relatório estima que a DBGG cairá para 79,8% do PIB.

    Açúcar e café arábica avançam com sentimento de recuperação nos mercados financeiros

    Os contratos futuros do açúcar e do café arábica na ICE fecharam em alta nesta quarta-feira, com a queda do dólar e a recuperação dos mercados de ações, em meio a um alívio de preocupações relacionadas à gigante imobiliária chinesa Evergrande (OTC:EGRNY).

    Por outro lado, o café robusta atingiu uma nova máxima em quatro anos, uma vez que os estoques continuam escassos, antes de fechar em queda.

    CAFÉ

    O café robusta com vencimento em novembro fechou em queda de 18 dólares, ou -0,8%, em 2.142 dólares a tonelada, tendo atingido uma nova máxima em quatro anos de 2.180 dólares no início da sessão.

    Além disso, os operadores observaram que a curva do mercado dos futuros de robusta está invertida durante todo o período de novembro a julho de 2022, indicando forte demanda próxima e/ou oferta limitada nas proximidades.

    Nessa linha, os torrefadores estão encontrando dificuldade para substituir o caro arábica pelo robusta mais barato em suas misturas. Houve ainda interrupções nos fluxos de fornecimento do principal produtor de robusta, Vietnã.

    O café arábica para dezembro avançou 1,5 centavo de dólar, ou +0,8%, em 1,8485 dólar por libra-peso​.

    AÇÚCAR

    O açúcar bruto para outubro fechou em alta de 0,36 centavo de dólar, ou 1,9%, em 19,33 centavos de dólar por libra-peso.

    Do mesmo modo, os operadores disseram que o açúcar provavelmente continuará a se consolidar no curto prazo, mas apontaram para um viés baixista na forma de fraca demanda próxima e melhores perspectivas para a próxima safra de cana-de-açúcar na Índia e na Tailândia.

    Porém a produção brasileira continua sustentando o mercado.

    Paralelo a isso, o grupo da indústria de açúcar Unica deve divulgar os números da produção da região centro-sul nesta semana, com as estimativas iniciais do mercado indicando uma queda de 15% na moagem de cana na primeira quinzena de setembro.

    Por fim, o açúcar branco para dezembro avançou 7,00 dólares, ou 1,4%, em 508,20 dólares a tonelada

    CENÁRIO NACIONAL

    BC aumenta taxa básica de juros para 6,25% ao ano, maior nível desde julho de 2019

    O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou, nesta quarta-feira, a taxa básica de juros, a Selic, de 5,25% para 6,25% ao ano.

    É o maior patamar desde julho de 2019 — ou seja, em pouco mais de dois anos.

    A elevação da taxa de juros é a quinta consecutiva em 2021.

    Em nota, o Copom afirmou que “antevê outro ajuste da mesma magnitude”.

    Nesse sentido, o Comitê também considera que o “risco fiscal” do país segue elevado e que dúvidas sobre a aprovação das reformas defendidas pelo governo podem levar a novas elevações da taxa Selic.

    Dessa forma, disse o Comitê em nota.

    “Questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”.

    Em pesquisa efetuada pelo BC na última semana com mais de cem instituições financeiras, analistas do mercado financeiro projetaram que a taxa Selic continuará avançando nos próximos meses e deve fechar o ano de 2021 a 8,25%.

    Inflação

    O principal instrumento do Banco Central para conter a propagação da alta de preços é a taxa básica de juros, que é definida com base no sistema de metas de inflação.

    Normalmente, quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic, e a reduz quando as estimativas para a inflação estão em linha com as metas predeterminadas.

    Desse modo, para 2021, a meta central de inflação é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%.

    Neste momento, o BC já está olhando para a meta de inflação de 2022 para definir os juros. No próximo ano, a meta central de inflação é de 3,50% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar de 2% a 5%.

    Nesse sentido, o Copom avaliou que a inflação dos bens industriais deve se manter no curto prazo e que as pressões sobre os preços de alimentos, combustíveis e energia elétrica também devem persistir.

    Por outro lado, o comitê ponderou que mesmo uma “possível” reversão parcial no aumento dos preços das commodities internacionais contribuiria para conter a trajetória da inflação no Brasil.

    Por fim, o Copom lembrou que o Brasil pode ser afetado pela queda nas projeções de crescimento das economias asiáticas em decorrência da variante delta da Covid.

    Indicadores Econômicos

    Fonte: Cryptoinforme

    GIRO NO MUNDO CRYPTO

    No cenário cripto, a quarta-feira foi bastante positiva com o mercado cripto em recuperação das grandes realizações de ontem.

    Com isso, o valor total volta a aproximar-se dos 2 trilhões de dólares. Marca importante que se perdeu com os grandes eventos de liquidação. 

    Sendo assim, a valorização do valor total do mercado em +6,56% nas últimas 24 horas carrega o valor total do mercado cripto para os 1,950 trilhões de dólares.

    Bitcoin (BTC) – Marketcap Total.
    Fonte: CryptoInforme

    No que se refere à dominância do mercado, o Bitcoin (BTC) operou perdendo espaço apesar de estar em alta no dia, o motivo pode ser o reposicionamento dos investidores que operam com o Bitcoin como par para as altcoins.

    Dessa forma o Bitcoin chega aos 41,50% de dominância com a desvalorização de -2% até o fechamento desta edição do CryptoInforme.

    Bitcoin (BTC) – Dominância.
    Fonte: CryptoInforme

    Por fim, destacamos as seguintes criptomoedas que se destacaram nas últimas 24 horas.

    • Terra (LUNA) +28,02%:

    Terra (LUNA) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme

    • Arwave (AR) +26,02%:

    Arware (AR) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme

    • Cosmos (ATOM) +22,24%:

    Cosmos (ATOM) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme

    • Perpetual Protocol (PERP) +20,72%

    Perpetual Protocol (PERP) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme

    • Fantom (FTM) +19,56%

    Fantom (FTM) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme

    Cenário Técnico

    No cenário técnico, o Bitcoin (BTC) operou de forma positiva após o evento de liquidação que ocorreu ontem 21 de setembro, após registrar -8% com a mínima atingindo a região dos 39.500 USD.

    Com isso o ativo operou em recuperação logo em sequência mostrando uma preocupação do mercado em manter o ativo acima da região dos 40.000 USD.

    Sendo assim o ativo apresenta uma valorização no dia de +7,25% registrando sua máxima nos 44.031 USD.

    Com isso, as atenções se voltam para a sequência do movimento que pode buscar nos próximos dias a resistência da linha lateral de baixa que iniciou sua formação em abril com a grande correção daquele período.

    Dito isto, a resistência citada poderá ser enfrentada na região entre os 47.000 USD e os 48.000 USD.

    Diante do atual cenário com o retorno da volatilidade dentro do ativo, o momento de cautela torna-se necessário.

    Reitera-se a importância em se evitar posições com altas alavancagens visto que o atual momento é de risco para essa modalidade.

    Assim, em referência ao gerenciamento de riscos para as operações, é importante respeitar o momento de cautela para as operações e a utilização das ferramentas de proteção para as posições, tais como os stops, para que com o retorno da grande volatilidade não haja agressão ao patrimônio empregado nas operações.

    Bitcoin (BTC) – Price Action 1.
    Fonte: CryptoInforme
    Bitcoin (BTC) – Price Action 2.
    Fonte: CryptoInforme

    Reportagem de Jean Pierre Teixeira Costa e reportagem adicional de Ana Flávia Santana Saraiva.


    Acompanhe o CryptoInforme diariamente e fique por dentro das principais notícias!

    Curta a página da CryptoRadar no Instagram, Facebook e Twitter interaja conosco.


    OBSERVAÇÃO:  O informativo CryptoInforme do dia 22/09 não é aconselhamento financeiro, legal e nem indicativo de compra e venda de qualquer ativo. As decisões de como investir devem ser pessoais e com base em seus estudos e pesquisas sobre o mercado financeiro. 

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.