• Análise Técnica

    CryptoInforme

    CryptoInforme 24/12 – Especial de Natal


    Por Jean Pierre Teixeira Costa • 24 de dezembro de 2021
    tempo de leitura do artigo: 4 minutos

    Vamos ao CryptoInforme do dia 24/12!


    O mercado opera nesta sexta-feira com uma recuperação que animou os investidores, apesar do declínio dos dados gerais no momento de fechamento desta edição do CryptoInforme.

    Nesse sentido, o mercado atua em leve queda de -0,67%, com o total de 2,364 trilhões de dólares. 

    Além disso, a máxima do dia alcançou o valor de 2,449 trilhões de dólares e a mínima chegou aos 2,341 trilhões de dólares.

    Bitcoin (BTC) – Marketcap Total.
    Fonte: CryptoInforme

    No que se refere à dominância, o Bitcoin (BTC) avança em +0,52%, ocupando até o momento do encerramento desta edição, 40,57% do mercado.

    Bitcoin (BTC) – Dominância.
    Fonte: CryptoInforme

    Por fim, apresentamos as principais criptomoedas que se destacaram nas últimas 24 horas, até o fechamento desta edição:

    • Crypto.com Coin (CRO) +5,06%:
    Crypto.com Coin (CRO) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme
    • Terra (LUNA) +1,69%:
    Terra (LUNA) – Price Action.
    Fonte: CryptoInforme

    Por outro lado, no Cenário Técnico, o Bitcoin (BTC) apresenta até o momento do fechamento desta edição do CryptoInforme, uma leve desvalorização de -0,38% no valor de 50.612 USD.

    O maior ativo no universo das Criptomoedas, apesar da leve desvalorização, teve uma reação bem positiva durante a noite da quinta-feira, chegando nesta sexta com a ação do preço acima dos 51.000 USD.

    Um dos fatos ocorridos nesse período, foi a grande movimentação das “baleias” do mercado cripto em injetar um volume significativo de recursos nas principais exchanges do mercado, o que pode ter impulsionado o aumento do ativo.

    Mineradores participam da ação do preço

    Além disso, observamos também uma movimentação considerável da quantidade total de BTC transferida das carteiras de todos os mineradores para exchanges.

    fonte : https://cryptoquant.com/overview/btc-miner-flows/180?window=day

    Medo ou ganância?

    Nessa linha, observamos o índice de medo e ganância (Fear & Greed Index) que traz uma forte inclinação dos investidores para o medo, sugerindo um desejo de compra do ativo nos investidores para o longo prazo.

    Fonte: https://alternative.me/crypto/fear-and-greed-index/

    Gráfico do Bitcoin

    Após algumas análises de dados do mercado, vamos examinar o gráfico do Bitcoin (BTC) desta sexta-feira.

    Iniciamos com o gráfico diário, onde vimos que a região de suporte e resistência do ativo neste momento é uma região interessante, visto que a mesma já foi em outros momentos uma importante marca referencial de ação do preço, onde pode-se analisar com mais cautela os próximos possíveis movimentos do ativo.

    Além disso, observamos uma leve alta, possivelmente gerada pelo FOMO (em tradução livre significa medo de ficar de fora), onde alguns investidores ao observar o pequeno ciclo de reversão passaram a ficar animados para uma possível tendência de alta.

    No entanto, vale ressaltar que ainda que mesmo com aumento no valor do ativo, o mercado permanece em lateralidade.

    Nessa mesma linha, verifica-se que o volume de negociações apresenta divergência em relação ao preço do ativo, o que deve ser considerado motivo de atenção antes de qualquer tipo de operação, principalmente com alavancagem, visto que o mercado ainda continua indeciso.

    Outro dado importante a ser observado é o cruzamento da média móvel exponencial, considerando os últimos 8 períodos, onde caso o ativo ganhe força compradora, o movimento pode levar o preço na região dos 53.800 USD

    Assim, o indicado para o momento é aguardar os próximos movimentos do ativo, visto que as datas festivas são momentos para grande especulação do mercado, o que pode aumentar a volalitidade dos preços dos ativos de modo geral.

    Bitcoin (BTC) – Price Action 1
    Fonte: CryptoInforme

    Mercado segue em cautela

    Além do mais, há que se ter muita cautela, visto que a continuidade do movimento de baixa pode permanecer a curto ou médio prazo.

    Para finalizar, em referência ao gerenciamento de riscos para as operações, é importante respeitar o momento de cautela para as operações e a utilização das ferramentas de proteção para as posições, tais como os stops, para que com o retorno da grande volatilidade não haja agressão ao patrimônio empregado nas operações.


    INDICADORES ECONÔMICOS

    REFERÊNCIAFECHAMENTO
    S&P 5004,726.4 pts
    Nasdaq15,653.4 pts
    Dow Jones35,950.56 pts
    Ibovespa104.891,32 pts
    Ouro1.810,10 USD
    Dólar5,67 BRL

    Fonte: CryptoInforme


    Reportagem de Jean Pierre Teixeira Costa e reportagem adicional de Ana Flávia Santana Saraiva.



    Acompanhe o CryptoInforme diariamente

    e fique por dentro das principais notícias!

    Curta a página da CryptoRadar no

    Instagram, Facebook, Twitter e interaja conosco!


    OBSERVAÇÃO: O informativo CryptoInforme do dia 24/12 não é aconselhamento financeiro, legal e nem indicativo de compra e venda de qualquer ativo. As decisões de como investir devem ser pessoais e com base em seus estudos e pesquisas sobre o mercado financeiro. 


  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.