Bitcoin cai, Ethereum despenca e o mercado sofre perda de quase 20 bilhões de dólares

0
88
Bitcoin cai, Ethereum despenca e o mercado sofre perda de quase 20 bilhões de dólares

No início da manha desta quarta-feira (05), Bitcoin e Ethereum despencam e demais altcoins acompanham movimento de queda. Capitalização do mercado cai quase 20 bilhões e investidores estão apreensivos.

200 mil ETH vendidos em menos de 2 horas

Uma venda massiva de ether (ETH) na manhã desta quarta (05) fez o preço do ativo digital despencar mais de 13%. Não se sabe se a venda foi realizada por um grande player do mercado ou se estamos lidando com alguns grandes players.

A venda foi executada entre 6:30 e 8:00 (GMT -3), com um volume assustador, bem acima da média. Após essa venda massiva do ativo digital, o ether (ETH) que estava sendo negociado a $285 USD, passou a ser negociado a $254 USD, acumulando uma queda de mais de 10% nas últimas 24 horas.

Venda massiva de 200 mil ETH na Bitfinex
Venda massiva de 200 mil ETH na Bitfinex. Fonte: Tradingview.com

O motivo do ocorrido é incerto, no entanto pode estar relacionado ao crash que aconteceu ontem na Kraken, que levou o ETH a ser negociado a $240 USD de maneira isolada na bolsa de criptoativos, sem espalhar para outras bolsas internacionais.

No momento de fechamento desta matéria o ETH estava sendo negociado a $259 USD, com uma leve recuperação de 3% frente à grande queda de 13% somente nesta manhã.

preço do ether em queda de mais de 10 porcento

Bitcoin em queda de quase 5%

A principal moeda digital viu a valorização que levou 5 dias despencar na manhã desta quarta (05). O preço do bitcoin caiu $400 USD em duas horas que deixaram os investidores tensos. Aparentemente os bears (investidores que apostam na queda de um ativo) estavam apenas esperando o momento certo para voltar à ativa.

Há quatro dias, uma grande movimentação nos shorts de bitcoin deixou muitos membros da comunidade apreensivos. O termo short significa apostar na queda de um ativo, ou seja, investir dinheiro apostando que seu preço será menor no futuro.

ShortsShorts de mais de 10.000 BTC em apenas um dia
Shorts de mais de 10.000 BTC em apenas um dia. Fonte: Tradingview.com

Em 2 de setembro, mais de 10.000 BTC foram “shorteados”, como vemos no gráfico acima, representado pela enorme barra verde. Muitos participantes da comunidade de cripto acreditaram não ser nada demais, talvez, apenas pessoas comuns que não estão sabendo o que fazem.

No entanto, esse aumento nos shorts de BTC estavam sendo muito bem posicionados, mas não demos a devida atenção à eles.

Como comentamos ontem em uma análise de mercado, caso o bitcoin continuasse no ritmo de alta, ele poderia facilmente romper uma forte resistência na casa dos $7.500 USD. Com a recente queda, ele rompeu o suporte da LTA (linha de tendência de alta) e ao que tudo indica, pode voltar a cair no curto para o médio prazo.

Rompimento da LTA e do canal de alta de curto prazo
Rompimento da LTA e do canal de alta de curto prazo. Fonte: Tradingview.com

Ao analisarmos o gráfico utilizando a retração de fibo, percebemos que essa queda não foi tão inesperada. Na casa dos $7.400 existia a resistência da retração de 61.8% de fibo, o que significa que o BTC não teve força suficiente para romper essa resistência e confirmar a tendência de alta.

BTC não teve força suficiente para romper a resistência da retração de 61.8% de fibo
BTC não teve força suficiente para romper a resistência da retração de 61.8% de fibo. Fonte: Tradingview.com

Agora, o ideal é aguardar. Caso o bitcoin consiga se manter acima de $6.800 USD, isso pode ser um bom indicador de que a força compradora não irá deixar a moeda digital voltar para os menores patamares do ano, $5.800 USD, aproximadamente.

Mercado perde quase $20 bilhões USD

O resultado dessa queda generalizada é a perda de quase $20 bilhões de dólares do mercado de criptoativos. Até às 5:50 da manhã de hoje, a capitalização do mercado era de $239 bi, e durante a queda do mercado ele chegou ao patamar mínimo de $222 bi de dólares.

Capitalização do mercado caiu de $239 bi para $222 bi em apenas 2 horas
Capitalização do mercado caiu de $239 bi para $222 bi em apenas 2 horas. Fonte: Coinmarketcap.com

O mercado se recuperou um pouco, mas ainda “sangra” com as quedas da maioria das criptomoedas. A pergunta que fica no ar é, as baleias (grandes players) continuarão se movimentando no curto prazo? A tendência de baixa continuará? Comente abaixo.


ATENÇÃO! Esse artigo não é aconselhamento legal, financeiro e/ou pessoal, o seu conteúdo é meramente informativo e para fins de entretenimento. Cada um deve fazer a sua própria pesquisa e decidir de maneira responsável sobre como investir o seu dinheiro.


Curta a página da CryptoRadar no Facebook e interaja conosco.

Nosso episódio sobre ETF já está no ar! Acesse CryptoTalk e ouça nosso podcast.