PwC Global Survey 2018: Interesse Corporativo em Blockchain em Ascenção

0
44
PwC Global Survey 2018: Interesse Corporativo em Blockchain em Ascenção

A firma de auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC) acabou de lançar sua pesquisa global de blockchain, intitulada “Blockchain está aqui. Qual o seu próximo passo?”.

A ampla pesquisa agrupa dados de 600 executivos de tecnologia de 15 territórios diferentes, sendo que 31 porcento das empresas representadas acumulam $1 bilhão de dólares ou mais em receita anual.

Resultados Impressionantes

O que pode ser considerado o ponto mais importante, a pesquisa descobriu que 84% dos executivos questionados dizem que “suas organizações possuem algum tipo de envolvimento com a tecnologia blockchain”.

Dentre aqueles que possuem envolvimento com a tecnologia, 25% alegaram “ter um projeto de blockchain em andamento”, enquanto 52% indicam que seus projetos estão em fase de pesquisa e desenvolvimento.

As empresas que não conseguiram progredir em seus projetos, afirmam que o custo, a falta de conhecimento para começar e a falta de governança são os principais obstáculos para o processo de desenvolvimento.

O relatório afirma que a Gartner, empresa importante de pesquisa e consultoria, prevê que as iniciativas focadas no blockchain irão gerar $3 trilhões de dólares em valor de negócios anualmente até 2030. Ela também descobriu que os casos de uso de blockchain estão se expandindo à medida que o mercado amadurece. Embora 84% dos projetos do setor tenham se concentrado em serviços financeiros em 2017, esse número caiu para 46% em 2018.

O sentimento capturado com a pesquisa da PwC reflete a pesquisa da Gartner. Enquanto a maioria dos entrevistados acreditam que a tecnologia blockchain está madura a ponto de interromper a indústria de serviços financeiros, outros setores – incluindo produtos industriais e manufatura, energia e serviços públicos e saúde – foram listados como as principais indústrias que poderiam se beneficiar da funcionalidade do blockchain.

Barreiras a Superar

Ainda assim, mesmo com casos de uso em expansão, os participantes da pesquisa da PwC são cautelosos e medidos em suas perspectivas.

A maioria acredita que a tecnologia blockchain ainda enfrenta barreiras à adoção que não devem ser ignoradas. Dessas preocupações, a incerteza regulatória foi classificada como a maior preocupação com 48%, seguida pela falta de confiança entre os usuários (45%) e a capacidade de “unificar a rede” (44%).

Os entrevistados da pesquisa também reconhecem os Estados Unidos como um líder claro no espaço de blockchain, embora eles acreditem que a China irá tomar essa posição dentro de três a cinco anos.

 

Acesse o infográfico da pesquisa, em inglês.

 

Qual a sua opinião sobre a adoção da tecnologia blockchain? Acredita que as empresas possuem interesse real na tecnologia, ou estão apenas utilizando a nomenclatura como estratégia de marketing? Comente abaixo.

 


Curta a página da CryptoRadar no Facebook e interaja conosco.

Nosso episódio sobre ETF já está no ar! Acesse CryptoTalk e ouça nosso podcast.


Comente aqui