• Criptoativos

    Bitcoin

    Disputa pelo whitepaper do Bitcoin. Segundo pedido de copyright é registrado.


    Por Alexandre Dantas Lage • 30 de maio de 2019
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    A disputa pelo whitepaper do Bitcoin começou. Um segundo pedido de direitos autorais foi registrado por Wei Liu. Afinal, quem é Wei Liu?

    Disputa pelo whitepaper do Bitcoin

    O primeiro pedido de direitos autorais feito pelo polêmico empreendedor australiano, Craig Wright, onde ele afirmava ser Satoshi Nakamoto, agora tem um concorrente.

    Um segundo pedido de direitos autorais (registro TX0008726120) para o whitepaper do Bitcoin apareceu no catálogo público do United States Copyright Office, indicando que um tal de Wei Liu também afirma ser o proprietário do código do Bitcoin sobre o pseudônimo de Satoshi Nakamoto.

    Enquanto o registro de Liu foi datado em 24 de maio de 2019, o de Wright foi datado em 11 de abril de 2019.

    Disputa pelo whitepaper do Bitcoin. Segundo pedido de registro de copyright é realizado por Wei Liu.
    Registro de copyright do white paper do bitcoin feito por Wei Liu.

    No entanto, ainda não se sabe quem é Wei Liu ou o motivo por trás de seu registro de copyright. Seria uma movimentação para combater o registro de Wright pelo whitepaper? Ele é de fato o Satoshi? Quem é esse homem misterioso?

    Uma coisa é certa, esse registro confronta a afirmação de Wright sobre ele ser o criador da principal criptomoeda, o bitcoin. Aliás, Wright não só já ameaçou pessoas por duvidarem dele, como também já processou algumas delas. Apesar de não apresentar nenhuma prova concreta, Wright vem reivindicando ser Nakamoto há algum tempo.

    Além disso, Wright é o principal nome por trás da criação do Bitcoin Cash SV (SV de Satoshi Vision, ou Visão de Satoshi), após uma bifurcação da blockchain do Bitcoin Cash.

    De acordo com a Coindesk, no futuro, “Wright pretende atribuir os registros de direitos autorais à Bitcoin Association, visando manter os benefícios do ecossistema Bitcoin. A Bitcoin Association é uma organização global com foco em empresas. Além disso, ela é a dona do software do Bitcoin SV.”

    Registro não é reconhecimento de autoria

    Para esclarecer equívocos, um registro não significa o reconhecimento da autoria de uma obra pelo United States Copyright Office. O processo de copyright permite que qualquer pessoa registre algo, muitas vezes relacionadas a ações judiciais associadas à alguma propriedade.

    Aliás, o United States Copyright Office disse em um comunicado, logo após o alvoroço gerado pelos registros de Wright, que não reconheceu ninguém como sendo o inventor do Bitcoin.

    De acordo com o comunicado:

    Como regra geral, quando recebemos um pedido de registro, o requerente certifica a veracidade das declarações feitas nos materiais enviados. Portanto, nós não investigamos a veracidade das declarações.

    Em um caso em que um trabalho é registrado sob um pseudônimo, o escritório não investiga se há uma conexão comprovável entre o reclamante e pseudônimo.

    Então, o mesmo se aplica ao registro de Wei Liu. Mas afinal, quem é Wei Liu?


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.