• Criptoativos

    Bitcoin

    O Tesouro de Satoshi: Desafio irá pagar 1 milhão de dólares a vencedor


    Por Alexandre Dantas Lage • 16 de abril de 2019
    tempo de leitura do artigo: 4 minutos

    Uma mensagem enigmática transmitida através do satélite da Blockstream revelou uma caça ao “Tesouro de Satoshi” de 1 milhão de dólares em Bitcoin.

    A mensagem desafia as pessoas a procurar pelo tesouro. No entanto, aparentemente, não será fácil conseguir tal façanha, visto que os caçadores deverão passar por uma série de desafios que envolvem força, conhecimentos específicos e viagens para lugares remotos.

    “Bem vindos caçadores de recompensas”, iniciava a mensagem que foi transmitida pela Blockstream Sattelite – rede de transmissão da blockchain do Bitcoin ao redor do mundo – em 13 de abril.

    Além disso, a mensagem parece ter sido programada para ser transmitida em meados de abril.

    Esta mensagem deve chegar até você no meio do quarto mês do ano de 2019. Se você está lendo isso, algo o levou a procurar por coisas que trazem excitação a um mundo previsível.

    De acordo com a mensagem, a recompensa para o time vencedor ou a pessoa vencedora será de $1.000.000 USD em Bitcoin.

    O tesouro que pertencerá aos mais bem-sucedidos caçadores e seu clã não é, nem ouro, nem jóias, nem os pedaços de papel inútil que passam por dinheiro nesta época triste; em vez disso, é o Bitcoin, um tesouro digital forjado a partir de verdades matemáticas profundas, em um montante equivalente a 1 milhão de dólares.

    Para serem dignos de conquistar tal recompensa, os caçadores deverão seguir dicas para desvendar os mistérios que rondam a caçada.

    Caça ao Tesouro de Satoshi

    De acordo com a publicação, os caçadores deverão seguir as dicas e as coordenadas para encontrar as chaves iniciais para o tesouro.

    O que você está lendo é a primeira pista de uma grande caçada. Não é a primeira Caçada, nem é claro que será a última, mas essa caçada é MINHA, então, é para mim que você deve provar a si mesmo.

    Tesouro está em uma carteira?

    A transmissão sugere que o Tesouro de Satoshi esteja em uma carteira de Bitcoin. Portanto, quem conseguir desvendar a chave privada para acessá-la, terá controle total dos fundos que lá estarão.

    No entanto, a mensagem afirma que o tesouro está fragmentado em 1000 partes. Para ter acesso à ele, será necessário encontrar 400 fragmentos.

    Eu estilhacei este tesouro de Bitcoin em mil pedaços, usando a magia do bruxo Shamir. Para remontá-lo, você ou seu clã deverá encontrar exatamente quatrocentos dos pedaços do tesouro, e juntá-los novamente usando o feitiço de recombinação de Shamir. Depois de ter feito isso, o tesouro será irrevogavelmente seu.

    Apesar da pegada mais mística da mensagem, é bem provável que esse Shamir de quem ela se refere seja o criptógrafo israelense Adi Shamir. Portanto, o feitiço de recombinação de Shamir pode ser uma referência ao algoritmo de segredo compartilhado, criado por Shamir em 1979.

    O algoritmo permite que um segredo seja fragmentado em várias partes e somente podendo ser reconstruído se um número mínimo de fragmentos forem combinados. No caso do Tesouro de Satoshi, o mínimo são 400 fragmentos.

    Busca pelos fragmentos exigirão testes difíceis

    Aliás, para obter êxito nessa busca pelos fragmentos, o texto sugere que pessoas formem equipes dada a dificuldade do processo. O texto explica que os desafios exigirão testes de força, conhecimentos específicos e viagens para locais remotos.

    Algumas chaves exigirão um conhecimento profundo de um determinado assunto – outras simplesmente exigirão a habilidade de viajar para locais remotos ou realizar testes de força. A dificuldade aumentará até que eu tenha certeza de que encontrei um grupo de caçadores dignos de receber o prêmio.

    Ceticismo por parte da comunidade

    A transmissão misteriosa foi recebida com ceticismo por algumas pessoas da comunidade. Inclusive, alguns usuários do Twitter solicitaram provas de que esse tesouro realmente existe. No caso, bastava alguém postar um endereço de uma carteira de Bitcoin para que fosse feita uma conferência.

    No entanto, Jameson Lopp, membro conhecido da comunidade de cripto, afirmou que pessoas bastante conhecidas estão envolvidas no projeto.

    De acordo com Lopp:

    Algumas pessoas bastante conhecidas estão envolvidas, como o @wheatpond e o @secparam. Então, eu duvido que eles arriscariam suas reputações por algum tipo de esquema fraudulento.

    Lopp analisando a veracidade do enigma do Tesouro de Satoshi pelo Twitter

    Primeiras chaves

    Apesar do ceticismo, é bem provável que pessoas já estejam se mobilizando para começar a busca pelo tesouro. Inclusive, dicas das primeiras três chaves já foram disponibilizadas pela transmissão.

    De acordo com o site oficial do Tesouro de Satoshi, as primeiras chaves se chamam Jade, Bismuth e Mamoru. Apesar de ter uma aparência retrô, o site é atual e disponibiliza as dicas para as três primeiras chaves.

    dicas para as chaves do tesouro de satoshi
    Dicas para as três primeiras chaves do Tesouro de Satoshi. Fonte: transmissão misteriosa.

    Para os interessados no enigma e em sua solução, você pode ler a mensagem completa no twitter do grubles.

    “Boa caçada!”


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.