A Biblia de Como Investir em Criptomoedas volume 2

0
125
A Bíblia de como Investir em Criptomoedas volume 2

Tempo estimado para leitura: 20 minutos

Então você leu a Bíblia de Como Investir em Criptomoedas e você já pulou de cabeça no grande jogo?

Como você está se saindo?

Seja honesto!

Você está fazendo ou está perdendo dinheiro?

Só existe uma métrica em trading. Ou você ganha ou você perde. É simples! Existe o certo e o errado e não é complicado como na vida real.

Certo é fazer dinheiro. Errado é perder dinheiro.

Se você está perdendo dinheiro e ainda está dizendo pra si mesmo que é bom em negociar criptomoedas, você está somente se enganando.

bitcoin é extremamente volátil

Você estava lucrando 100% mas perdeu tudo quatro semanas depois? Então você falhou. Simples assim.

Mas não se preocupe. Eu já fiz isso. Todo mundo já fez isso. Ninguém é imune a esse tipo de coisa.

Essas são lições duras mas só existe uma maneira de aprender com elas:

Cometendo seus próprios erros.

Ninguém consegue pular as etapas do processo. Erros são parte do aprendizado. Você pode ler todos os livros sobre trading que existem, anotar todas as negociações meticulosamente em uma planilha do excel por um ano e você ainda irá se afetar emocionalmente quando o seu dinheiro estiver na reta. Nada importa até você colocar sua própria pele no jogo e arriscar seu próprio dinheiro. Até seu sangue estar pulsando e seu coração trovejando e ondas de medo te paralisando enquanto você assiste seu dinheiro se vaporizar em um trade horrível, você não aprenderá porcaria nenhuma.

Somente através da prática é que aprendemos algo na vida.

Ler livros sobre trading, ir a seminários, conversar com amigos e pensar em trading, não é trading. Trading é trading (negociar é negociar). Você precisa arriscar seu próprio dinheiro suado, para entender isso.

Isso pois o trading e a vida são jornadas de autodescoberta.

Requer remover de nossa vida tudo o que é falso e não genuíno. Quando você perde dinheiro, é necessário fazer uma auto análise profunda para entender o que deu errado.

  • Você foi pego pelo FOMO (medo de ficar de fora)?
  • Você armazenou (HODL) suas moedas por muito tempo?
  • Você tentou pegar a faca caindo?
  • Você comprou no topo ao invés de comprar no fundo?
  • Seu stop loss estava muito estreito?

Mentir para si mesmo é o primeiro inimigo dos traders. A sociedade recompensa as pessoas por se iludirem. As recompensas são viver em comunidade, ter um emprego, amizades e cartões de Natal de pessoas que eles realmente desconhecem. Mas fazer trades pune as pessoas iludidas, tirando o dinheiro delas o mais rápido possível.

“Se você quer se conhecer, verdadeiramente se conhecer – o bom, o mau e o feio – se torne um trader.”

Todas as pessoas são ruins em alguma coisa. Você precisa descobrir no que você é ruim sozinho. Ninguém consegue fazer isso por você.

Uma das lições que eu tive que aprender foi que eu simplesmente não era muito bom em análise técnica até recentemente.

As pessoas achavam que eu era muito bom. Eu poderia criar um belo gráfico com várias linhas muito bem desenhadas nele. Mas dentro do meu coração eu sabia que eu não era tão bom assim. Pior ainda, alguns traders que eu conversava realmente acreditavam que eu era fodástico em análise técnica e replicavam a mentira que eu contei pra mim mesmo. Isso só tornou mais difícil para eu perceber essa mentira. A injeção de dopamina das pessoas que gostam de você pode distorcer seu pensamento das maneiras mais terríveis.

Isso é uma das coisas mais difíceis sobre descobrir mentiras. As pessoas podem amar as suas mentiras. Elas podem estar totalmente cegas à sua falta de habilidade pois elas mesmas são cegas.

cego guiando outro cego
Está bem aqui!!

E ai um belo dia você acorda e percebe que você é um cego liderando outros cegos.

De repente você enxerga os sinais da sua própria incompetência ao seu redor. Eles estavam “escondidos” bem na sua frente. Talvez você esteja entrando em trades antecipadamente ao invés de esperar pela confirmação da tendência, ou a sua mente esteja preenchendo padrões que simplesmente não existem, ou você realmente não sabe o que os padrões significam, ou você não consegue sair de uma negociação sem perder 75% do seu investimento toda vez? As possibilidades de perder dinheiro são infinitas. E é isso que torna o jogo tão maravilhoso e enlouquecedor ao mesmo tempo.

Como um trader, você precisa enxergar os seus erros rapidamente ou você irá, simplesmente, cavar seu próprio buraco, cada vez mais profundo.

A melhor e única maneira de fazer isso é perdendo dinheiro.

Espera, como é?

É isso mesmo. Entre no jogo e perca dinheiro.

jogo chinês goExiste um velho ditado no antigo jogo chinês Go:

Para ser bom em Go, perca seus primeiros 100 jogos rapidamente.”

Você precisa sentir a dor da perda para entender que você nunca mais desejará sentir isso novamente e a única maneira de deter a dor é o aperfeiçoamento. O fracasso é seu professor.

Thomas Edison fracassou milhares de vezes antes de conseguir encontrar o material perfeito para a lâmpada elétrica. Um dia, seu assistente, irritado, gritou: “Por que ainda estamos fazendo isto? Por que você está desperdiçando seu tempo e dinheiro? Tivemos falha após falha. Isso é impossível.”

Edison disse à ele: “Nós não falhamos mil vezes. Acabamos descobrindo mil maneiras de como não criar a lâmpada elétrica.”

planejando o futuro de seu filho

É sobre isso que se trata este artigo: Como fracassar. Espero que isso ajude você a evitar alguns dos meus erros estúpidos.

Você ainda terá que errar várias vezes, mas talvez, apenas talvez, você olhe para este artigo, após queimar milhares de dólares (ou mais), e de repente se lembre de algo que você leu por aqui e isso acelere suas chances, obviamente, corrigindo os erros e finalmente agindo de forma correta.

Então vamos investigar e verificar os principais pecados do trading com o foco em análise técnica (AT).

Primeiro Fracasso: Acreditar que AT é Mágica

Você encontrará vários artigos lhe dizendo que análise técnica é o caminho para a riqueza instantânea ou uma completa besteira. É um ou outro.

Isso é um pensamento binário. O pensamento binário é uma insanidade literal. É a marca da estupidez. Escritores chamam de insanidade preto e branco. Não há espaço para radicalismo religioso no trading. Nenhum sistema é perfeito mas todo sistema tem algo a te ensinar. Um sistema é tão bom quanto os resultados práticos que ele oferece. A opinião das pessoas não significa nada. Pegue o que funciona de cada sistema e deixe o resto para trás, mas não jogue o bebê fora juntamente com a água suja da banheira.

gráficos de análise técnica

Análise Técnica é somente mais uma ferramenta.

Não é o caminho para a glória ilimitada e também não é uma besteira completa. AT se encontra em algum lugar entre eles. Ela serve como uma diretriz para ajudar você a ganhar dinheiro.

Quando se trata de criptomoedas, a análise técnica tem um peso maior porque é dominada por muitos fissurados em tecnologia e isso faz dela uma profecia auto realizável. AT faz sentido para os fissurados em tecnologia. Em outros mercados, sua quilometragem pode variar.

O problema começa quando você confia tanto na AT que evita o bom senso.

Um dos problemas que descobri em meu próprio trading foi negar o instinto básico e a lógica. Eu continuei procurando por um indicador mágico que iria me mostrar uma reversão perfeita toda vez.

Esse indicador não existe.

Eu me vi olhando para um gráfico depois de assistir por cinco ou seis dias de ganhos ininterruptos e pensando: “Eu preciso sair. Subiu 60 ou 70%. Tem que cair novamente para a Terra.” Mas os indicadores não pareciam estar alinhados com isso, então eu manteria minha posição e perderia muito dinheiro.

gráfico 1
Gráfico 1: Sinais de força compradora com um rompimento falso acima. Mas BTC está em sua máxima histórica, então qualquer compra nesse ponto é uma roleta russa. Se você comprou por um preço muito menor, sinta-se confiante e mantenha sua posição, mas se você estiver entrando agora, pense duas vezes.

Talvez a ação esteja em sua máxima histórica (all time high ou ATH) e ainda assim indicando sinais de força compradora (veja o gráfico 1)?

E daí? Um padrão deve ser visto em um contexto com outros fatores.

O Bitcoin já valorizou milhares de dólares e você ainda acredita que ele está pronto para valorizar mais mil dólares no dia seguinte? Simplesmente não faz sentido. Tudo o que sobe, precisa descer.

Após negociar por um tempo você terá uma melhor noção do mercado. Muito disso é bom senso. Três ou quatro dias de ganhos expressivos provavelmente indicam uma reversão.

Não é mágica. É psicologia humana básica.

O erro é tentar cronometrá-lo perfeitamente. Você não pode e nunca poderá. Esqueça isso.

Você só precisa sair e realizar seus lucros se você tiver negociado de maneira correta. Se você perder, reduza suas perdas. Parece simples. Não é.

Sim, você irá perder parte da valorização. Quem se importa? Ninguém compra exatamente no topo e vende exatamente no fundo.

Você come o corpo mas deixa a cauda e a cabeça.

Se você nunca realizar seus lucros, você nunca terá lucros.

Segundo Fracasso: Complicar Demais as Coisas

Existem inúmeros livros e websites por aí para aprender padrões gráficos.

gráficos japoneses

Quer descobrir os mistérios secretos e antigos dos gráficos de candles japonês?

Que tal dar um mergulho profundo em como se tornar um trader profissional com um sistema de treinamento on-line individualizado?

Talvez você queira conhecer todos os padrões já descobertos?

Pare com isso.

O problema é que logo você estará vendo padrões nas nuvens no céu e procurando reversões em rajadas de vento. Padrões, padrões em todos os lugares.

A maioria dos padrões são um completo absurdo. Eles têm uma taxa de sucesso de cerca de 5% sobre a reversão de uma moeda. Isso não é muito bom.

Você se dará bem se manter as coisas simples. Aprenda os padrões básicos e os aprenda bem.

Confira este curso elementar do Baby Pips sobre padrões e indicadores.

Na verdade, esqueça o restante do curso por enquanto. Aprenda somente o básico. Pratique-os. Descubra como implementá-los de forma eficaz.

Se você entrar em um site como Tradingview, você encontrará milhares de indicadores. Logo, você estará empilhando todos eles em um único gráfico. Esqueça isso. Irá somente lhe confundir.

Descubra as médias móveis, RSI, as linhas de tendência e o básico sobre candlesticks, canais de alta e baixa, indicador de força compradora (bull market), rompimentos e cunhas.

Esqueça todo o restante por agora. Simplesmente esqueça. A maioria não funciona ou funciona raramente ou é de uma leitura muito complexa.

Mantenha as coisas simples.

Terceiro Fracasso: Enxergar Padrões Imaginários

Um dos erros que eu vejo com grande frequência em traders novatos é a tendência em memorizar centenas de padrões, de indicadores de força compradora (bandeira de alta) a ombro-cabeça-ombro (head and shoulders) e ombro-cabeça-ombro invertido, somente para enxergá-los em todos os lugares.

grafico 2
Gráfico 2: Head and Shoulders imaginário. É tipo, como se fosse um head and shoulders, mas no contexto do padrão geral (uma tendência de baixa de três semanas) isso não é nada mais do que alguns pequenos picos de alta para depois voltar para a média móvel de 200 dias, sinalizada pela linha azul. Este é um padrão falso!

Quando eles não conseguem enxergá-los em um ou dois gráficos, ele aplicam o zoom para o gráfico de cinco segundos para encontrar os padrões neles (gráfico 2). Se o padrão não se encaixa, eles apenas os aplicam de qualquer maneira, tentando colocar algo quadrado em um buraco redondo.

A outra maneira que isso se manifesta é quando ainda não há um padrão claro, mas você encontra um de qualquer maneira.

Padrões levam tempo para se desenvolver.

Alguns dias simplesmente não há trades para fazer. Você precisa ficar fora do jogo ou esperar que o padrão se desenvolva e entre em foco.

grafico 3
Gráfico 3: QUE PORRA É ESSA? Eu vejo coisas malucas como essa o tempo todo no Twitter, geralmente, com muito mais linhas verdes. O que isso realmente te diz? Nada. Lhe diz que a moeda pode praticamente ir em qualquer direção. Seu objetivo é prever corretamente a próxima direção, não expor o óbvio de que poderia ir em qualquer direção. Isso é completamente inútil.

A segunda maneira que isso aparece é quando traders agrupam todos os tipos de linhas em seus gráficos em vez de uma tendência real.

A pergunta é: como isso o ajuda a tomar suas decisões? Se você delineou cinco maneiras para a valorização de uma moeda e cinco para a desvalorização da mesma moeda, o quão bom é isso?

Seu objetivo é prever corretamente a próxima tendência de preço e não indicar o óbvio de que ele pode ir pra qualquer direção.

Se você não consegue prever nada ou tomar uma boa decisão a partir do que você desenhou em seu gráfico, você está perdendo seu tempo.

Quarto Fracasso: Favorecer Padrões de Curto Prazo ao invés do Longo Prazo

É muito mais fácil negociar em padrões de longo prazo do que os de curto prazo. O padrão de curto prazo pode ser facilmente uma miragem. Mas um padrão de longo prazo que levou semanas ou meses para se desenvolver tem um peso muito maior.

Você deve observar como uma moeda está se comportando ao longo de semanas, um mês, três meses, um ano. Quanto mais você recuar, mais óbvios alguns padrões se tornam.

Eu descobri, mais do que qualquer outra coisa, que algumas linhas básicas de tendência no gráfico são, na maioria das vezes, tudo o que preciso.

grafico 4
Gráfico 4: Ilustração do canal do Baby Pips de seu excelente curso sobre padrões básicos. Confira o curso gratuito aqui. Após conhecer sobre canais, você começará a tomar boas decisões.

Canais são o seu melhor amigo nos gráficos. Aprenda sobre canais. Sério! Pode ser a única coisa que você realmente precise saber em AT (gráfico 4).

Quase tudo é um canal. Ombro-cabeça-ombro? Canal. Cup and Handle? Canal curvo. Cunha ascendente? Canal.

Se você analisar uma moeda pelo período de um mês, você verá claramente um canal de alta ou um canal de baixa. Padrões que parecem loucos e erráticos se misturam ao padrão maior e é isso que você quer.

Você quer ignorar os pequenos padrões e focar no movimento geral da moeda. Não se preocupe com alguns sinais fora da linha do canal. Nada é perfeito. Tente conectar três ou mais pontos. Dois pontos conectados não significa uma tendência, apenas um palpite.

grafico 5
Gráfico 5: Um longo canal descendente na moeda Dash. Isso aconteceu há um tempo. Não existe nenhuma negociação que não seja de venda nesse canal. Qualquer compra e você perderá seu dinheiro até essa pista de ski acabar. Perceba que eu destaquei, em vermelho, uma pequena chance de rompimento. Esse é o primeiro rompimento do padrão. Ainda assim, tenha cuidado. Espere um dia ou dois pela confirmação. Isso acabou sendo um falso rompimento e a moeda voltou para seu longo e lento deslizamento.

Existem apenas três principais tipos de canais: de alta, de baixa ou de lado. Parece óbvio e muitas vezes ignorado porque parece simples, mas o simples é melhor quando se trata de trading.

O simples é prático.

O complicado não é prático.

Se uma moeda estiver em queda por um mês em um canal de baixa e de repente romper este canal, preste bastante atenção. Seja paciente e espere a confirmação da reversão. Não tente pegar o rompimento logo no início, pois ele pode não se confirmar e continuar na tendência de baixa (gráfico 5).

grafico 6
Gráfico 6: BTC tentou romper sua tendência de baixa várias vezes, com picos acima do topo do canal descendente, mas a cada tentativa, ele voltou para o canal de baixa. Quando, finalmente, rompeu o a tendência de baixa, ele mostrou um impulso dinâmico para cima, que está circulado em vermelho. Você está procurando uma verdadeira mudança de direção, não um palpite. Não tente aproveitar toda a reversão, apenas esteja certo.

O mesmo acontece em um canal de alta. Quando você começa a ver um ativo desacelerando e não encostando no topo ou no fundo do canal após uma forte e constante subida, é hora de sair.

Reversões para a queda acontecem mais rápido, enquanto tendências de alta tendem a se mover mais devagar antes de decolar como um foguete. Não seja pego nessa tendência de baixa. Apenas dê o fora quando uma moeda começar a desacelerar em seu canal de alta.

Canais laterais são os mais desafiadores. Eles permitem que os day traders tentem aproveitar as pequenas oscilações dentro do canal, em um único dia, para obter pequenos ganhos, mas eles são mais perigosos.

Eu estou sempre procurando uma moeda para cair ou pular de um canal lateral. Se a moeda então recua para o topo do canal e o topo se torna fundo, talvez você encontre algo lá.

grafico 7
Gráfico 7: EITA!! Estava subindo seguindo a linha de tendência verde por quase um mês. De repente rompeu e começou a andar de lado. Outros traders que conheço ainda acreditavam numa tendência de alta. Quando uma moeda age assim, caia fora! Ela está prestes a construir um novo padrão e você não consegue dizer qual será até ele ter mais tempo para se desenvolver. Após uma alta tão longa, é bem provável que ele entrará em uma tendência de baixa, e é exatamente o que aconteceu nos próximos dias. Mas mesmo que ele continue em alta, saia até que essa tendência se confirme por alguns dias e então volte para o jogo.

O mais importante é o seguinte:

Quando uma moeda está sendo negociada em um canal lateral por um longo período e, repentinamente, rompe o canal para baixo ou para cima, preste muita atenção.

O jogo acabou de mudar. Prepare seu dinheiro ou saia do jogo por um tempo.

Quinto Fracasso: Overtrading

Esse é um clássico. Todo mundo comete esse erro. Eu não sou uma exceção e você também não será. Eu garanto.

pegando carona no foguete
Isso vai durar para sempre, eu vou segurar (HODL)!!!!!!!!

Veja bem, é muito emocionante fazer dinheiro. Uma vez que você realize 40% de lucro, as substâncias químicas do prazer em seu cérebro explodirão em seu crânio, te deixando eufórico. Você vai querer mais , então você volta pro jogo rapidamente.

Perder dinheiro também é assustador. Quando o mercado se volta contra você, o medo aperta sua garganta e você começa a suar, seu sangue bombeando com força em suas veias. Você se apressa para sair do jogo, para evitar maiores perdas.

Antes que você perceba, você entrou e saiu de cinco negociações (trades) em um único dia ou em alguns dias, gastou uma tonelada de dinheiro com taxas de corretagem e não chegou a lugar nenhum.

grafico 8
Gráfico 8: Sou o Mr. Meeseeks. Olhe para mim! Eu entrei e saí tantas vezes no que é, basicamente, um canal lateral. Eu paguei tantas taxas de corretagem, quase não fiz dinheiro e fiquei doente de preocupação fazendo isso. Terrível. Nunca faça isso.

Isso é um erro enorme. É, provavelmente, o maior erro que traders iniciantes cometem, e eu o cometi várias vezes.

O tolo ouve a verdade um milhão de vezes e nunca aprende. O homem sábio só tem que ouvir cem mil vezes antes que ele aprenda. Isso significa que mesmo tolos e sábios precisam cometer o mesmo erro várias vezes antes de aprender. Não há escapatória. A diferença é se um dia você acorda e percebe que estava errando ou simplesmente continua, alegremente, jogando seu dinheiro no ralo.

Emoções vão te ferrar muito no trading. Elas te fazem delirar. Você precisa ignorar essas ilusões e se concentrar.

Pare de procurar por padrões minúsculos de curto prazo, especialmente se você é um trader iniciante.

Procure entrar e sair a cada algumas semanas ou a cada mês.

Os movimentos de longo prazo são mais fáceis de enxergar e também são muito mais saudáveis para você. Assim, você não precisa ficar encarando os malditos gráficos o dia inteiro, se enlouquecendo por fantasmas que não estão lá. É muito mais fácil quando você não precisa passar oito horas por dia encarando a tela do seu computador.

Sexto Fracasso: Sem Margem de Erro

Esse é o pior de todos. É tão sutil. Ele te pega de surpresa após você ter feito toneladas de dinheiro e te esfaqueia bem na garganta.

Em um dos textos clássicos sobre trading dos anos 90, Margin of Safety, Seth Klarman apresenta a diretriz definitiva para traders experientes:

Se dê uma margem de erro. Uma bem GRANDE.

O livro está esgotado e custa centenas de milhares de dólares, mas você não precisa desembolsar tanto dinheiro para comprar um livro que diz tudo na lata. Coloque esse dinheiro no mercado.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o livro:

margin of safety

Uma margem de segurança é atingida quando títulos são adquiridos por preços suficientemente abaixo do seu valor fundamental para permitir o erro humano, a má sorte, ou o extremamente volátil em um mundo imprevisível, complexo e que muda de maneira muito rápida.

Memorize essa frase em seu cérebro.

Apenas deixe-a firmar em seus glóbulos oculares.

Depois de entender esse gráfico, você aprende a lição essencial para comprar ou vender criptomoedas, ou qualquer outro ativo.

Não é a única estratégia que funciona, mas é uma das melhores o seu bolso e sua pressão arterial.

O padrão mais básico a se buscar no trading é quando o mercado foi tão bombardeado que as pessoas entram em pânico, e uma moeda entra em um canal descendente por um mês ou mais, ou simplesmente se desvaloriza rapidamente e perde uma enorme parte do seu valor. Esse é o momento em que você quer comprar e, praticamente, em nenhum outro. Quando há sangue nas ruas, é quando você deve estar feliz, comprando.

grafico 9
Gráfico 9: Um longo canal descendente que é rompido e forma uma nova tendência em um canal lateral.

 O indicador de compra após um “banho de sangue” (bloodbath) é, geralmente, o mais básico imaginável. Um canal descendente é rompido e se torna um canal lateral. Esse é o sinal de que o mercado já tolerou muita carnificina. Se ele ficar de lado por alguns dias, é nessa hora que outros traders começam a se perguntar se é o momento de voltar para o jogo. Eventualmente será, e é nessa hora que você volta pro jogo.

O outro padrão a ser observado é quando uma moeda está em alta constante por um longo período e, de repente, dispara. Aquele candle verde gigante é quase sempre o indicador do fim da força compradora (bull run). Quando o Bitcoin ou uma moeda alternativa (altcoin) disparar para o céu como um foguete, aproveite a valorização por um dia ou dois e então caia fora.

grafico 10
Gráfico 10: BTC rompe uma tendência de alta constante de semanas com alguns pequenos recuos. Hora de vender. Não irá durar.

Não se preocupe em aproveitar toda a valorização. É inútil. Apenas caia fora. Ele vai desabar novamente.

A razão pela qual você quer fazer isso é que ninguém consegue realmente prever o mercado perfeitamente. Quando seu trade depende que o Bitcoin vai oscilar somente entre 50 ou 100 dólares, você fará um péssimo trade. O Bitcoin pode oscilar entre 500 e 1000 dólares em uma semana ou em poucos dias! Ter uma margem de erro de 1500 dólares ou mais entre o preço atual e a última máxima histórica é o ganso de ouro. Isso te dá uma boa margem para estar errado.

grafico 11
Gráfico 11: Dash rompe duas tendências de alta (as linhas verdes que ela atravessou) em sua queda. Nesse ponto, você está pensando em comprar quando ela mudar de direção pois ela tem espaço significativo para voltar à sua alta, mais conhecida como, margem de erro.

Uma margem de erro de 500 dólares também é incrível. Quando ele valoriza 500 dólares e depois despenca, você não precisa se preocupar com um stop loss pois é pouco provável que ele se desvalorize para um valor menor de quando você comprou. Uma vez que a moeda se valorize 1000 reais, mesmo uma queda de 700 dólares não te assustará. Você não mais temerá notícias negativas vindo da China ou da boca do Jamie Dimon. Você apenas manterá sua posição, sabendo que possui uma grande margem para estar errado.

Dê a si mesmo e ao mundo uma chance de enlouquecer. Você não sabe quando ou por que irá enlouquecer, mas sempre irá de alguma maneira, seja por uma má notícia, pânico ou uma reversão repentina sem motivo devido a sun spots (movimentos coordenados que influenciam o mercado).

O oposto de ter uma margem de erro é tentar entrar em um trade após essas decolagens de foguete. O Bitcoin pode ficar nessa tendência por dias, mas é apenas uma questão de tempo até que despenca. Pare de tentar adivinhar quando a próxima valorização de 200 dólares irá acontecer. Isso é uma roleta russa. Não faça isso e logo você começará a fazer dinheiro.

Sétimo Fracasso: All In

Trading não é um jogo de poker. Tire isso da cabeça agora!

Se você começar a utilizar todo o seu dinheiro para negociar apenas algumas moedas de novo e de novo, você estará brincando com fogo.

all in
Não faça isso no trading.

Eu não posso te dizer quantas vezes eu fiz isso pois este é um erro muito fácil de cometer. Funciona assim:

Você vê sua primeira reversão para cima. A moeda perdeu 50% do seu valor no último mês e aparentemente está saindo de uma tendência de baixa e está entrando em um canal lateral, ou até mesmo pode entrar em uma tendência de alta. Então você ouve os gurus do mercado e investe uma pequena quantia do seu dinheiro em uma moeda, tipo 5% ou 10%. Ai a moeda valoriza um pouco e você investe um pouco mais. Até então, tudo bem. Mas, em pouco tempo, você estará pensando “eu deveria ter investido tudo desde o princípio e então eu teria muito mais dinheiro agora.”

E é exatamente isso que você faz na próxima vez. Você investe todo o seu dinheiro (all in).

Talvez funcione uma ou duas vezes.

Mas aí, de repente, não funciona mais.

Você não enxergou o fundo ou algumas más notícias destruíram o início de uma boa tendência de alta. Então a moeda começa a se desvalorizar cada vez mais e então você perde muito dinheiro.

Sinta-se satisfeito com ganhos pequenos. Não arrisque tudo e então você não perderá tudo de uma vez.

Comece pequeno, se torne grande.

Devagar e Estável. É assim que se ganha a Corrida.

Traders “tartaruga” ganham dinheiro no longo prazo. “Coelhos” perdem dinheiro.

Quando você ouvir sobre um cara ou uma garota que estão acumulando ganhos de 1000% nos últimos 2 meses, pode ter certeza de que eles estarão acumulando perdas de 1500% no próximo mês. Grandes riscos, e eventualmente, grandes perdas, andam de mãos dadas.

Mas se você mantiver uma estratégia mais conservadora, manter as coisas simples e não enlouquecer com quaisquer indicadores extravagante que você conseguir encontrar, e investir quando o mercado estiver “sangrando”, você fará dinheiro com trading. Não é fácil, mas pode ser feito.

E se você se manter nessa estratégia por tempo suficiente, você pode até ganhar a vida fazendo isso.

Quando você conseguir enxergar os gráficos corretamente, você saberá. Você fará previsões e verá o mercado agir exatamente como você imaginou. Você só precisa prever a direção geral, e não tentar descobrir, perfeitamente, todos os altos e baixos do mercado, que é totalmente impossível.

grafico 12
Gráfico 12: Minha previsão de um recuo de 50% para então uma grande entrada da força compradora.

Confira este gráfico do Ethereum no qual eu previ uma queda e um salto (grafico 12). Perceba como alguns dias depois ele chegou mais ou menos onde previ, para depois abraçar a tendência de alta (grafico 13).

Esse é um sentimento maravilhoso.

É melhor ainda quando você começa a acreditar mais em si e começa a investir nesses momentos de queda e começa a fazer um bom dinheiro.

grafico 13
Gráfico 13: Acertei em cheio!

Trading é uma lição de humildade. É uma jornada para autoconhecimento. Você precisa descobrir seus pontos fortes e fracos. Não há espaço para mentir para si mesmo. É necessário uma fidelidade fanática pela verdade. Requer reavaliações constantes.

Não existe linha de chegada quando o assunto é autoconhecimento. Ninguém nunca alcança a linha de chegada na vida ou no trading.

Sempre há mais para aprender.

A vida é um rio. Não tente mudar o rio. Navegue o rio. Aprenda tudo o que ele tem para lhe ensinar agora e não se preocupe com o passado ou o futuro.

Torne-se um estudante perpétuo, estudo com humildade, corrija implacavelmente suas falhas e você poderá acabar com uma bela pilha de dinheiro no futuro.

Boa sorte. Bom trading!

#######################################################################

Se você ama meu trabalho, por favor visite minha página no Patreon pois é lá que eu compartilho insights especiais com todos os meus fãs. Os top Patrons ganham ACESSO EXCLUSIVO para o lendário canal do discord Coin Sheets, onde encontrará:

  • Minhas dicas de mercado e de outros mestres profissionais de análise técnica
  • Acesso ao chat privado Coin’bassaders
  • making of de como eu e outros profissionais interpretamos o mercado
  • Você também ganhará acesso ao nosso exclusivo encontro mensal virtual, onde eu compartilho tudo no que estou trabalhando e te dar acesso ao meus processo de desenvolvimento
  •  Cada conversa terá uma sessão de perguntas e respostas. Pergunte-me o que quiser e pode ser que eu responda.
#######################################################################

Se você ama o mundo de cripto como eu, venha se unir ao DecStack, o point de co-working virtual para criptomoedas e projetos de aplicativos descentralizados. Onde você pode conviver com múltiplos projetos. É totalmente gratuito, para sempre. É só chegar e socializar, trabalhar em conjunto, dividir códigos e ideias. Faça suas ideias melhorarem através de feedback. Encontre novos amigos. Encontre sua nova família.

#######################################################################

Aqui está a lista dos traders que sigo no Twitter. É uma lista pequena. A sua lista deve ser pequena também, ou então você começará a receber vários sinais conflitantes.

#######################################################################

AVISO: seja consciente e tome suas próprias decisões sobre onde colocar o seu dinheiro arduamente conquistado. Eu não sou um conselheiro financeiro e esse artigo não é uma indicação de investimento. Se eu realmente preciso te dizer isso, então é melhor deixar o seu dinheiro no seu bolso mesmo.

#######################################################################

Artigo traduzido e adaptado do original de Daniel Jeffries mediante autorização do mesmo. As informações contidas neste artigo são ideias pessoais do autor e não representam posicionamentos oficiais da CryptoRadar ou sua equipe.

#######################################################################

Este artigo não trata sobre indicações de investimento. Para tal, procure um especialista credenciado pela Apimec.

#######################################################################

Já assinou nossas notificações?! Assine e receba em primeira mão nosso conteúdo!


Nos siga nas redes sociais! Facebook e Twitter.