• Guias e Tutoriais

    Investimento

    A Bíblia de Como Investir em Criptomoedas


    Por Alexandre Dantas Lage • 11 de janeiro de 2018
    tempo de leitura do artigo: 24 minutos

    Tempo estimado para leitura: 25 minutos

    Então você quer investir em criptomoedas?

    Você viu os resultados surpreendentes de 3000% e você quer participar disso.

    Você não quer só 10% de retorno após 1 ano investindo no mercado de ações tradicional. Isso é para vovôs e idosos. Você quer pedir demissão e mandar seu chefe ir praquele lugar dizendo que se dane seu dinheiro. Estou certo ou estou certo?

    Talvez você sonha em ser o Jordan Belfort, do filme O Lobo de Wall Street, ou Gordon “Greed is Good” Gekko?

    jordan belfort em o lobo de wall street

    Ou talvez você queira ser o cara? Você quer uma casa de ouro, um iate e modelos maravilhosas, de clipes de rap, usando biquini dançando em volta das suas 6 piscinas com bordas infinitas.

    rapper com modelos usando biquini

    2 Chainz Luvs Dem Strippers!

    Bem, não tenha medo pois o Buda de Wall Street está aqui para te ajudar no seu sonho de alcançar a glória em criptomoedas! Conheça minha história: eu estava morando em uma kit e dormindo no meu sofá-cama e agora eu vou de helicóptero para o trabalho porquê eu odeio pegar trânsito.

    Tudo isso, e MUITO MAIS, pode ser seu!

    Continue lendo que eu vou te contar o ingrediente ultra-secreto de se tornar rico rapidamente com criptomoedas!!

    Você está preparado?

    O ingredinte secreto é… NADA.

    Espere, é o que?

    É isso mesmo que você leu.

    Não existe ingrediente secreto para se tornar rico. Qualquer pessoa que te diga o contrário está querendo te enganar de alguma maneira ou tentando te vender algo.

    Ah sim, e eu não tenho um helicóptero… ainda.

    Definitivamente, criptomoedas realmente possuem um melhor ROI (return of investment – retorno sobre o investimento) da história. E você ainda tem chance de fazer um bom dinheiro. Então vamos falar sobre como investir em criptomoedas da maneira certa.

    Eu não escondo o fato de que eu acredito na valorização das criptomoedas no longo prazo. Eu acredito que elas são tecnologias disruptivas que vão se espalhar pelo mundo, remodelando todos os aspectos da sociedade. Como meu amigo Chris Dixon, eu acredito que o Bitcoin pode facilmente valer mais do que US $ 100 mil por unidade (R$ 350 mil, aproximadamente), embora eu ainda não esteja tão confiante como John McAfee, que acredita que o bitcoin vai chegar a valer US $ 500 mil por unidade (R$ 1.5 milhão, aproximadamente), pelo menos, não nos próximos 3 anos. Pode demorar um pouco mais. Eu falei sobre o motivos nos meus artigos ‘Porquê todos Perderam a Maior Invenção dos Útlimos 500 Anos’ e ‘Reflexões Sobre os Melhores Tweets sobre Blockchain já Escritos’, então não vou tratar desse assunto novamente.

    Nesse artigo vamos tratar sobre dinheiro. Ao contrário de muitos nesse ramo, negociar não é o meu maior interesse, mas, assim como todos, eu gosto de fazer dinheiro.

    Como você faz dinheiro com criptomoedas?

    Com cuidado!

    Dúvidas e perguntas

    A primeira pergunta a se fazer é, você tem dinheiro sobrando suficiente para investir?

    O que significa dinheiro sobrando?

    gráfico de trading

    Surpreendentemente, a SEC (CVM americana – órgão regulador da bolsa de valores) nos dá uma boa ideia do que seja. Mesmo tendo deixado Bernie Madoff fugir com um esquema massivo de pirâmide durante uma década, apesar de pessoas falarem sobre isso todos os anos, eles ocasionalmente servem para alguma coisa! Apesar de não ser um grande fã da babá-estado, o conjunto de regras de investidor credenciadas pela SEC, que só permite que pessoas ricas invistam como acharem conveniente, nem da regra do “day trader padrão” que exige que você tenha um mínimo de US $ 25 mil em ativos para poder negociar em mercados tradicionais (que, por sinal, não se aplicam ao mercado de criptomoedas… ainda), há algum mérito para essas regras. Esses números são besteiras arbitrárias, mas eu concordo com o sentimento que levou à criação dessas leis.

    Elas estão tentando proteger as pessoas de perder dinheiro que não possuem.

    Já que a babá-estado não está aqui para te proteger no mercado de criptomoedas, você terá que seguir em frente e assumir total responsabilidade e se proteger.

    Enquanto histórias como Eu Investi todo o meu Dinheiro em Ethereum (assim como todos os meus amigos) são engraçadas de alguma maneira (estudantes universitários podem assumir riscos maiores porque, se por acaso perderem tudo, eles ainda terão muito tempo para se recuperar depois) elas também são totalmente aterrorizantes. E se aquela garota perdeu todo o dinheiro que seria para comprar sua comida pelo ano inteiro? Muito preocupante.

    Eu não consegui encontrar o tweet agora, mas outro dia eu vi um cara publicando sobre como ele hipotecou seu carro, perdeu tudo investindo em criptomoedas e sua esposa o expulsou de casa. Ele estava esperando entrar em um pump (aumento expressivo de valor em um curto prazo) das chamadas “shitcoins” (moedas digitais inferiores), onde traders se agrupam e compram enlouquecidamente para supervalorizar uma moeda que vale centavos até “chegar à lua”, para depois vender massivamente, derrubando os preços, “roubando” o dinheiro dos idiotas. Isso não é legal. Não seja esse cara.

    Somente invista o que você pode se dar ao luxo de perder

    escritório de empréstimos

    Se você não tem muito dinheiro, comece investindo pouco.

    Não estoure o limite dos seus cartões de crédito ou pegue um “empréstimo” daquele cara que seu irmão conhece que fica na esquina da rua fulano de tal. Você só vai se ferrar.

    A segunda pergunta a se fazer é:

    Você é um investidor de longo prazo ou um trader?

    Essas duas coisas são muito, mas muito diferentes.

    A estratégia certa para a maioria das pessoas é ser investidor de longo prazo, ou seja, comprar e guardar (hodl ou ser hodler). Invista nas principais e mais conhecidas moedas digitais como Bitcoin, Ethereum, Dash ou Litecoin, as coloque em uma cold storage (para saber mais leia aqui), guarde-a em uma gaveta de meias e as esqueça. Não leia as notícias. Não se preocupe com as súbitas variações de preços e as previsões apocalípticas da imprensa popular.  Apenas compre, guarde e esqueça. Em um ano ou dois, tire a carteira da gaveta, venda algumas e compre um pouco mais. Repita o processo até a aposentadoria.

    Se você quiser negociar, aí a história é completamente outra. Significa que você irá entrar e sair do mercado com certa frequência. As regras do jogo são simples.

    Compre na baixa, venda na alta.

    Fácil, você diz.

    É mais fácil dizer do que fazer.

    Há duas partes nesse jogo.

    • Fazer dinheiro
    • Guardá-lo

    A maioria das pessoas se perdem na segunda parte. Elas fazem dinheiro quando o mercado está em alta, e em seguida, perdem tudo depois.

    Então, isso significa que você não deve negociar? De jeito nenhum. Eu amo ser trader!

    Nos dias em que você ganha, é uma alegria inenarrável. Você é um invasor viking, desbravando novas terras, saqueando, pilhando e conquistando tudo.

    Nos dias ruins, porém, o desespero é brutal. Você vai perder o sono, cabelo, amigos e dinheiro. Você vai ficar deprimido, irritado e disperso.

    Então, por que jogar?

    Porque negociar é o melhor jogo!

    Você está jogando contra outras pessoas, com informações incompletas, em um campo de batalha ocluso, e jogando contra a “mente” maníaca e sádica do mercado, e também contra você mesmo. Sua força mental, emoções e seu sistema de crenças estão todos trabalhando contra você. Todas aquelas baboseira que te ensinam no seu MBA sobre atores racionais com informações perfeitamente distribuídas tomando decisões racionais no mercado é, definitivamente uma completa idiotice nesse mercado.

    Qualquer pessoa que passa 5 minutos negociando criptomoedas sabe que a afirmação acima é pura idiotice.

    Os mercados não são racionais. Muito menos as pessoas. Nós somos criaturas baseadas no medo e na emoção.

    Somente um economista acadêmico na sua Torre de Marfim pensaria em algo tão ridículo.

    Primeiramente, a informação está muito distante de ser distribuída de maneira uniforme. Estamos todos jogando com informações fragmentadas envoltos na névoa da guerra. Pior ainda, todos temos diferentes graus de habilidade para processar essas informações. Isso significa que somos todos um pouco estúpidos. Se você não é tão brilhante, não importa a quantidade de informação que possua, você não conseguirá fazer nada com ela. Vá ler e entender o efeito Dunning-Kruger e nem continue no jogo.

    E a maioria de nós não é tão brilhante.

    Todos temos sistemas de crenças estúpidos e mágicos e heurísticas mentais distorcidas que trabalham contra nós a cada segundo de nossas vidas.

    pergunta ao professor

    Se você perguntar a um grupo de pessoas quantas delas se consideram “motoristas acima da média”, quase todas levantarão as mãos. Isso é impossível. Nós não podemos ser todos acima da média, mas acreditamos ser.

    Mesmo se você é um bom trader, você não está imune a este tipo de insanidade mental. Se você acredita que está, isso é mais uma crença mágica. Enquanto escrevia este artigo, eu efetuei não uma, mas duas transações estúpidas de bitcoin e me exauri completamente tentando entrar, tardiamente, no insano rali de US $ 600 por unidade.

    Eu sabia que era uma ideia terrível.

    E mesmo assim eu fiz.

    Eu estava escrevendo este artigo (desfocado do trade) e estava “atrasado para a festa”, um erro duplamente estúpido. Regra número um: Se você perder uma oportunidade, fique longe do mercado. Se concentre na próxima.

    Mas eu ouvi? Não. Porque eu sou uma criatura baseada no medo e na emoção, assim como todas as outras pessoas. FOMO (fear of missing out – ou medo de perder a oportunidade) me pegou. A força é forte no lado FOMO, e nem você, nem ninguém é imune à ela. Não importa o quão bom você se torne, você, regularmente, vai dar tiros no próprio pé.

    Quando eu costumava negociar nos mercados tradicionais, não posso afirmar com qual frequência eu via não só bons traders, mas também, traders profissionais (estou me referindo a você, Slope of Hope), dizendo “isto não faz sentido, o mercado está errado”.

    Não, o mercado está sempre certo.

    Você está errado.

    Ou você está alinhado com ele e fazendo dinheiro ou você está perdendo dinheiro e reclamando sobre como o mercado deveria ser mais racional.

    O problema é que, a maioria de nós está vendo um filme em nossas cabeças sobre a vida, ao invés do que realmente acontece na frente de nossos narizes. Na medida em que a realidade não coincide com o que imaginamos, então, optamos por escolher a forma que imaginamos. Para nós, humanos, abandonar nosso sistema de crenças é a mesma coisa que morrer. Preferimos morrer, literalmente, do que mudar de ideia.

    Isso não funciona para o mercado. Os mercados são uma lição de humildade. Você irá aprender a enxergar as coisas como elas são e não o que você imagina como elas são, ou você será “levado para o quartinho dos seguranças e será chicoteado com uma mangueira de borracha”. Em outras palavras, você perderá todo o seu dinheiro assim como aquele idiota que vendeu seu carro para brincar de negociar nos mercados. Os mercados são o Darwinismo econômico e eles não têm piedade.

    Guerra das Moedas (analogia)

    Vou te dar um exemplo de como o seu sistema de crenças funciona contra você na guerra das moedas.

    Um dos investidores que acompanho de perto é o Wolf of Poloniex. Para esclarecimento, atualmente não faço parte de sua “matilha”, que é um serviço de alertas privado e pago sobre investimentos. Eu somente sigo suas publicações no Twitter sobre as grandes movimentações do mercado. Isso porque, em geral, eu prefiro fazer minhas próprias pesquisas, confiar em meus próprios olhos e acreditar nas minhas próprias decisões, certas ou erradas.

    O Lobo é um trader agressivo e ágil e eu me identifico com seu estilo. Suas decisões, regularmente, me geram muito dinheiro. A pergunta que você deve se fazer sobre todos os investidores é: “eles estão certos”? Ninguém está certo o tempo todo. Na realidade, mesmo o melhor dos melhores está mais errado do que certo. Os melhores investidores fazem seu dinheiro em 20% das negociações. O restante dos investidores, fazem apenas modestas perdas ou ganhos.

    Então, como podemos saber, de maneira objetiva, quando alguém está certo ou errado?

    Simples.

    Ou minha conta bancária está aumentando ou diminuindo.

    E é isso.

    É o sistema perfeito. Binário. Ou você ganha ou perde. Não existe meio termo.

    Se meu saldo bancário está aumentando, e eu estou seguindo seus conselhos de perto, então ele está certo. Se eu continuo perdendo dinheiro confiando em suas decisões, ele está errado.

    Mas a maioria das pessoas não enxergam dessa maneira. Muitas pessoas acreditam que as decisões do cara são uma merda absoluta. E porque isso acontece?

    Porque o Lobo possui um personagem prepotente que levam a conclusões erradas sobre sua pessoa. Ele adora esfregar na cara das pessoas que dizem que ele está errado. Toda vez que ele publica alguma indicação, rapidamente as pessoas o respondem e o chamam de idiota, babaca e que ele quer sacudir o mercado. Eles querem que ele falhe.

    A razão é porque eles não conseguem separar suas indicações do seu personagem. Eles confundem as coisas. Se o Lobo é simpático ou não é totalmente irrelevante. Pessoalmente eu gosto do cara, mas isso é irrelevante também. Porém as pessoas não querem e nem irão enxergar dessa forma.

    publicação do twitter sobre como as pessoas amam suas próprias opiniões

    As pessoas são muito apegadas às próprias opiniões. Que se dane as suas opiniões! Suas opiniões não significam nada para o mercado.

    Se você achou que o mercado estava em tendência de alta e ele se torna de baixa, sua opinião estava errada. Ponto final. Deixe para lá! Siga em frente! Mas as pessoas adoram as próprias opiniões. As pessoas se apegam à elas desesperadamente.

    Nós somos assim.

    Nossos cérebros estão cheios de armadilhas mentais.

    Estar “certo” quando se está errado é uma ótima maneira de perder dinheiro.

    Você sabia que, em certos momentos, até 38% da população não sabe dizer qual partido é o mais conservador nos Estados Unidos. 38%! Na verdade, a maioria das pessoas não votam levando em consideração a política. Eles escolhem alguém de quem gostam mais e então projetam seus pontos de vista para essa pessoa, mesmo se aquela pessoa tiver ideias totalmente opostas às delas.

    O quão estúpido é isso?

    Bem vindo à humanidade.

    Somos propensos a todos os tipos maluquices.

    Então, com esse tipo de matéria cinzenta distorcida, como diabos podemos esperar realizar boas negociações?

    Existe esperança?

    Sim!

    Se Tornando Bom em Trading

    Para início de conversa, você precisa começar a ler.

    Todos temos muito o que aprender e o quanto antes começarmos, melhor nos tornaremos. Sua meta é aprender algo novo todos os dias, pelo resto de sua vida.

    livro top 10 trading setups

    Atualmente, meu livro favorito é o super simples Top 10 Trading Setups: How to Find them, When to Trade Them, How to Make Money with Them. Assim como todos os livros sobre trading, eu prefiro as versões impressas às cópias digitais como Kindle. Nelas a visualização dos gráficos é mais fácil.

    Este livro é curto e direto ao ponto. Não tem histórias sobre tradings gloriosos do autor, ou links para sua técnica especial e ultra secreta que pode ser adquirido por alguns milhares de reais a mais. Ele se concentra em conselhos simples e práticos para múltiplas tendências de mercado. Todo mundo faz dinheiro em uma tendência de alta do mercado, mas como você lida com tendências de baixa ou de lado do mercado? Está tudo lá.

    Embora o livro seja focado em mercados tradicionais, a maioria das regras que ele propõe podem ser facilmente aplicadas nos mercados de criptomoedas. Os motivos que levam novos traders a perder dinheiro, que está na primeira página, já vale o preço do livro inteiro.

    Novos traders (investidores) perdem dinheiro pois eles:

    • Negociam valores altos
    • Negociam sem nenhuma análise, em outras palavras – arriscam
    • Negociam demais ao ponto de exaustão
    • Negociam ativos ruins que não valem nada
    • Usam alavancagem excessiva

    Fazer trading com alavancagem no mercado de criptomoedas é como fazer malabarismo com cobras. Não faça isso se você não é um trader profissional! Os mercados de moedas digitais se movimentam muito rapidamente e você pode, facilmente, perder dinheiro de outras pessoas e não ter como pagá-las depois. Isso não é nem um pouco interessante.

    Isso nos leva à maior diferença entre o mercado tradicional e o de criptomoedas.

    Os mercados de cripto se movimentam em velocidade de vídeo-games.

    psicologia do ciclo de mercado

    Quando ele fala que o mercado tradicional pode levar semanas ou meses para se desenvolver, no universo paralelo das criptomoedas, ele pode se desenvolver em questão de dias. Nós, literalmente, acabamos de ver o mercado cair 40%, os bears (força vendedora) com total controle do mercado, e então, ele se recuperar em dois dias, alcançando novas máximas históricas. É nessa velocidade que ele se move.

    Esta é uma das razões pelas quais a imprensa popular não entende as criptomoedas. Eles publicam regularmente que o bitcoin está morto para sempre. É hilário. Veja esse artigo do 99bitcoins. Todo dia alguém publica o obituário do bitcoin.

    O problema é que a imprensa está acostumada a jogar esse jogo em velocidades mais lentas. Como se fossem bons jogadores de futebol na universidade apenas para chegar no nível profissional e perceber a diferença. O nível é totalmente diferente. Esse é o universo do e-Sports.

    Criptomoedas são o mercado de ações na geração do computador.

    Os participantes deste mercado são crianças que nunca viveram a vida sem internet. Para eles é como uma árvore, sempre esteve lá. A NYSE (New York Stock Exchange – a principal bolsa de valores dos Estados Unidos) é da época das tintas e folhas de papéis. Quando a Forbes ou a CNN ou a FOX noticia uma força vendedora no mercado tradicional, eles geralmente estão certos por um período razoável. Esse mercado ficará frio por meses. Em cripto, esse mercado poderia muito bem alcançar temperaturas de uma supernova no dia seguinte.

    É uma velocidade incrível.

    Para acompanhar você precisa de uma vantagem. O que nos leva ao livro dois:

    livro encyclopedia chart patterns

    Encyclopedia of Chart Patterns.

    Esse livro é um monstro. É completo e denso e cheio de informações. Após sua leitura, você provavelmente vai começar a encontrar padrões em todos os lugares, mesmo quando eles não existirem. Não se preocupe. Estude-os de qualquer maneira. Frequentemente, você verá pessoas desenhando linhas aleatórias em gráficos que publicam no Twitter e o definirão como “análise técnica”. Este livro é bem mais didático e sério.

    Análise Técnica (mais conhecida como – estudando os padrões de gráficos) funciona muito bem no mercado de criptomoedas. Meu instinto me diz que o motivo disso é devido à maioria das pessoas negociando cripto serem geeks e nós somos propensos a gostar de AT pois ela faz sentido em um cérebro mais lógico. Isso os torna uma profecia auto-realizável. Também funciona pois muitos robôs estão negociando nos mercados. Você estará fazendo trading contra eles regularmente nas corretoras e os bots não têm escolha a não ser tomar decisões baseadas em médias móveis, pull backs, breakouts e todas as outras coisas que aficionados por AT amam.

    Outra razão de funcionar é que a AT é completamente relacionada à psicologia. As pessoas querem gerar lucros e evitar perdas. Após um momento de alta, ele vai cair. É simplesmente natural.

    Os mercados não são nada mais do que a alucinação compartilhada do nosso consciente coletivo, a projeção de nossas esperanças, sonhos e medos.

    Entretanto, lembre-se de que AT não é mágica.

    Ela não funciona o tempo todo. Muitas vezes é apenas um boneco vodu. É difícil de acertar, fácil de errar e propenso a todos os tipos de sinais falsos. Ainda assim, é uma ferramenta útil. Ela me salvou várias vezes e me ajudou a evitar grandes crashes.

    livro one up on wall street

     O último livro em minha lista é um que eu sempre gostei: One Up on Wall Street, pelo lendário investidor Peter Lynch. Sim, esse Lynch, o considerado um dos maiores investidores de todos os tempos. Ele venceu no mercado durante 15 anos. Estatisticamente, a maioria dos traders se “aposentam” após 10 anos. Muitos dos conselhos contidos no livro, como ter certeza de comprar uma casa antes de investir em ações, estão desatualizados. Imóveis são um enorme poço de dívidas para os jovens de hoje. Contudo, seus conselhos de investimento são atemporais e podem ser aplicados em qualquer mercado.

    Como ele fez seu dinheiro? Assim Como Warren Buffet, ele se concentrou em “investimentos de valor”. O que é isso? – você indaga. Excelente pergunta, meu caro padawan.

    Ele investiu em coisas que ele conhecia e entendia. Quando sua mulher ou filhos chegavam em casa com uma sacola de compras de uma nova loja, ele fazia uma pesquisa sobre a loja e investia. Ele pensava que se as pessoas estavam comprando naquela loja, é porque ela deveria ser uma boa empresa.

    Investir no que você conhece é uma incrível heurística mental. Warren Buffet frequentemente recusa investir em todos os tipos de empresas, como as de tecnologia que todo mundo ama, pois ele não entende de tecnologia. Por não entender, ele não consegue fazer um boas análises à frente do tempo, então, prefere ficar de fora. Se você não entende o propósito de uma moeda digital, fique de fora. Não invista porque ele está crescendo exponencialmente, rumo à lua, e algum imbecil num fórum do Slack te falou que ela será o próximo boom do mercado.

    Em cripto, “investimento de valor” significa não sair comprando um monte de shitcoins (moedas ruins e baratas). ICOs acontecem o tempo todo e novas moedas são lançadas no mercado, prometendo grandes retornos. Algumas delas vão dar retorno um dia. Mas a maioria delas vai morrer nos próximos anos.

    Pessoalmente, eu procuro investir em moedas de “infraestrutura” ou moedas que possuem uma chance de ser multifacetadas e atender a muitos propósitos. Eu tenho um histórico em desenvolvimento de sistemas pois eu fui um administrador de sistemas por mais de uma década. Estou procurando pelos caras que vão construir as vias férreas de amanhã.

    Ethereum, Bitcoin, QTUM, e Tezos possuem múltiplos propósitos. Já Pot Coin, não.

    Ao longo dos anos, como todos os bons investidores, Peter Lynch fez todo o seu dinheiro em 20% dos seus “home runs” e perdeu ou teve retornos modestos em 80% dos trades.

    80/20 é a fórmula.

    Você nunca vai fazer melhor do que isso, mesmo se você conseguir administrar melhores resultados. Eventualmente você voltará para a média. Isso é estatística, baby. E a matemática é divina. Faz as coisas funcionarem aqui e em todos os lugares.

    E, claro, mesmo após ler todos esses livros, tente lembrar-se:

    Não existe ingrediente secreto.

    Na verdade, existe sim.

    O ingrediente secreto é você.

    É clichê mas é verdade.

    A maneira de se tornar melhor no jogo é entrar no jogo. Não existe substituto para experiência pessoal. Existe um velho ditado no antigo jogo Go.

    livro attack and defense“Para aprender a jogar Go, perca seus primeiros 100 jogos rapidamente.”

    Isso se aplica a tudo na vida.

    Você precisa entrar na arena. Você precisa jogar o jogo. Sem experiência no jogo, você não aprenderá porcaria nenhuma.

    Uma coisa é ler algo em algum livro, a outra, completamente diferente, é fazer.

    Quando a pressão é forte e suas emoções estão contra você e você está vendo milhares de dólares evaporando em minutos e você está brigando com sua esposa (ou marido) e a culpando por ter te levado para jantar fora, “causando” a perda desse dinheiro (crença mágica) porque você não estava observando os gráficos na tela do monitor como um falcão, então você entenderá.

    Isso não é uma brincadeira.

    Isso não é hipotético. Aconteceu comigo na semana passada.

    Mas eu aprendo algo todos os dias.

    Ah, e eu fiz dinheiro. Eu estava puto por não ter feito mais. Foi aí que eu percebi que eu precisava de uma folga, e não fazer nada durante um dia inteiro. Acordei tarde, dei uma caminhada, tomei um belo café da manhã e me desculpei com minha linda esposa de ter sido um babaca.

    Você precisa recarregar as baterias. Você não precisa aproveitar toda oportunidade. Saia de casa. Vá andar no parque, ver as árvores, ouvir os pássaros, brincar com seus filhos e seus bichos de estimação. Em suma, faça as coisas que são importantes na vida. Os mercados estarão esperando quando você voltar.

    O lance é o seguinte: você vai errar. E você vai aprender. É o único jeito.

    homem na arenaMas se você deixar esse conselho incrível e lendário de Teddy Roosevelt ser seu guia no trading e na vida, e se você for sortudo, talvez você se dará bem no mundo:

    “Não é o crítico que conta; não o homem que aponta como o homem forte tropeça, ou onde alguém poderia ter feito algo melhor. O crédito pertence ao homem que está realmente na arena, cujo rosto é marcado por poeira, suor e sangue; que se luta valentemente; Que erra, que tenta de novo e de novo, porque não há esforço sem erros e falhas; mas que realmente luta para realizar algo; Que conhece grandes entusiasmos, as grandes devoções; que se gasta em uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, sabe o triunfo da alta conquista no final, e que, na pior das hipóteses, se falhar, pelo menos falha enquanto ousando muito, de modo que seu lugar nunca deve estar com aquelas almas frias e tímidas que nem conhecem a vitória nem a derrota “.

    #######################################################################

    Bônus – Livros sobre trading que eu gosto:

    #######################################################################

    Se você ama meu trabalho, por favor visite minha página no Patreon pois é lá que eu compartilho insights especiais com todos os meus fãs. Os top Patrons ganham ACESSO EXCLUSIVO para o lendário canal do discord Coin Sheets, onde encontrará:

    • Minhas dicas de mercado e de outros mestres profissionais de análise técnica
    • Acesso ao chat privado Coin’bassaders
    • O making of de como eu e outros profissionais interpretamos o mercado
    • Você também ganhará acesso ao nosso exclusivo encontro mensal virtual, onde eu compartilho tudo no que estou trabalhando e te dar acesso ao meus processo de desenvolvimento
    •  Cada conversa terá uma sessão de perguntas e respostas. Pergunte-me o que quiser e pode ser que eu responda.
    #######################################################################

    Se você ama o mundo de cripto como eu, venha se unir ao DecStack, o point de co-working virtual para criptomoedas e projetos de aplicativos descentralizados. Onde você pode conviver com múltiplos projetos. É totalmente gratuito, para sempre. É só chegar e socializar, trabalhar em conjunto, dividir códigos e ideias. Faça suas ideias melhorarem através de feedback. Encontre novos amigos. Encontre sua nova família.

    #######################################################################

    AVISO: seja consciente e tome suas próprias decisões sobre onde colocar o seu dinheiro arduamente conquistado. Eu não sou um conselheiro financeiro e esse artigo não é uma indicação de investimento. Se eu realmente preciso te dizer isso, então é melhor deixar o seu dinheiro no seu bolso mesmo.

    #######################################################################

    Artigo traduzido e adaptado do original de Daniel Jeffries mediante autorização do mesmo. As informações contidas neste artigo são ideias pessoais do autor e não representam posicionamentos oficiais da CryptoRadar ou sua equipe.

    #######################################################################

    Este artigo não trata sobre indicações de investimento. Para tal, procure um especialista credenciado pela Apimec.

    #######################################################################

    Já assinou nossas notificações?! Assine e receba em primeira mão nosso conteúdo!

    Nos siga também nas redes sociais!

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.