• Guias e Tutoriais

    Criptoativos

    O que é um “Bull Trap” (armadilha de touros) e como identificá-lo?


    Por Ana Flávia Santana Saraiva Saraiva • 23 de julho de 2022
    tempo de leitura do artigo: 10 minutos


    O que é um “Bull Trap” (armadilha de touros) e como identificá-lo?

    Vamos aprender um pouco mais sobre uma situação comum no mercado de negociações.

    1 – O que é um ‘bull trap’ (armadilha de touros) na negociação?

    Na negociação, um bull trap ou armadilha de touros, é uma situação em que um trader compra um ativo acreditando que seu preço continuará subindo, apenas para vê-lo cair acentuadamente após atingir uma nova alta.

    Bull traps ocorrem durante períodos de incerteza do mercado ou quando informações falsas estão circulando sobre um determinado ativo. 

    É chamado de “armadilha” porque os comerciantes que não são os mais sábios são levados a acreditar que um ativo em declínio está realmente em ascensão. Essa falsa sensação de segurança pode levar a grandes perdas. 

    Assim, quando há suspeita de uma armadilha de touros, os comerciantes devem sair da negociação imediatamente ou entrar em uma posição curta.

    As ordens de stop loss podem ser úteis nesses cenários, especialmente se o mercado estiver se movendo rapidamente, para evitar ser varrido pelas emoções.

    Relacionado: Dominância do Bitcoin: Você sabe o que é?

    Dessa forma, tal como acontece com muitas coisas na negociação, identificar uma armadilha de touros pode ser difícil.

    No entanto, a melhor maneira de evitar armadilhas de touros é perceber os sinais de alerta com antecedência, como fugas de baixo volume. Discutiremos isso mais abaixo.

    2 – Como funciona uma armadilha de touro?

    As armadilhas para touros podem levar a graves consequências para quem compra durante uma reversão percebida.

    Digamos que você esteja olhando para um gráfico de um ativo em uma tendência de baixa. Depois de um tempo, o preço chega a um ponto em que começa a se consolidar lateralmente no que é chamado de “intervalo”.

    Durante esse período, os touros e os ursos estão travados na batalha enquanto tentam empurrar o preço em direções opostas. Os ursos estão tentando empurrar o preço para novos mínimos, enquanto os touros estão lutando para manter o preço alto.

    Por conseguinte, em algum momento, há uma quebra do intervalo à medida que os ursos vencem e o preço cai para uma nova baixa.

    Apenas quando parece que a tendência de baixa está prestes a ser retomada, no entanto, os touros voltam e empurram o preço de volta à sua alta anterior.

    Muitos traders veem isso como uma reversão de alta e começam a comprar, pensando que a tendência de baixa terminou.

    Infelizmente, isso geralmente é apenas um movimento temporário, e o preço logo retoma sua tendência de queda, levando a grandes perdas para quem comprou no topo ou perto do topo.

    3 – O que significa uma armadilha de touros no mercado de criptomoedas?

    Também conhecido como “salto de gato morto”, as armadilhas de touros são frequentemente vistas em criptomoedas devido a recuperações rápidas.

    Em cripto, as armadilhas de touros funcionam como em qualquer outro mercado.

    Por exemplo, se o preço de uma altcoin estiver subindo constantemente nos últimos dias, você pode acreditar que continuará subindo. Você compra alguns e espera o preço subir para poder vendê-los com lucro.

    No entanto, acontece o oposto e você se vê preso em uma posição perdedora. 

    Assim, você testemunha a tendência de baixa e espera por uma reversão de alta quando pode comprar a queda, pensando que está comprando o ativo a um bom preço.

    Assim, a armadilha se revela como tal quando o preço recua e volta à tendência de baixa.

    4 – Papel da psicologia em armadilhas de touros

    Os touros perseguem e cavalgam no alto das condições de alta, o que pode ser muito bom até o próximo mercado de baixa retornar .

    Assim, quando isso acontece, eles podem ser pegos em uma armadilha para ursos, onde podem liquidar sua posição com prejuízo.

    Devido a uma mentalidade unidirecional (estritamente urso ou touro), os investidores acostumados a negociar em um mercado em alta podem cair na armadilha de comprar na alta e vender na baixa. 

    Dessa forma, os especialistas sugerem ter uma mentalidade bidirecional para ter sucesso nos mercados de alta e baixa, pois isso permite maiores lucros durante as tendências de longo prazo.

    5 – Para que servem as armadilhas de touro?

    As armadilhas de touros são usadas tanto por day traders quanto por investidores de longo prazo para tirar vantagem de participantes desavisados ​​do mercado.

    Dessa forma, para os comerciantes do dia, uma armadilha de touros pode ser uma oportunidade de vender a segurança, pois ela volta à alta anterior. 

    Assim, o preço então retomará sua tendência de baixa, levando a lucros para o trader.

    Para investidores de longo prazo, uma armadilha de touros pode ser uma oportunidade de comprar o título a um preço mais baixo, pois ele volta a cair após o rali. Eles são então capazes de manter a segurança para a próxima tendência de alta.

    6- O que causa uma armadilha de touro?

    Muitos fatores provocam uma armadilha de touros, e um dos mais comuns é a falta de volume de compra no rali até a alta anterior.

    O volume de compra fraco é uma indicação de que não há muito interesse no título a um preço baixo específico e que os touros não são fortes o suficiente para elevar o preço.

    Outra causa comum de armadilhas para touros é uma falsa fuga de um padrão de consolidação

    Assim, o preço sai de um intervalo para o lado positivo, mas depois cai rapidamente e retoma sua tendência de baixa.

    7 – Como identificar uma armadilha de touro

    Veja como identificar uma armadilha de touros com alguns indicadores indicadores de que uma está a caminho:

    Divergência RSI

    Um RSI alto pode ser uma indicação de uma potencial armadilha de touros ou ursos.

    Um cálculo de índice de força relativa (RSI) pode ser usado para identificar uma possível armadilha de touro ou urso.

    O RSI é um indicador técnico, que pode ajudar a determinar se uma ação ou ativo de criptomoeda está sobrecomprado, subcomprado ou nenhum.

    O RSI segue esta fórmula:

    Fórmula para calcular o índice de força relativa (RSI)

    O cálculo geralmente abrange 14 dias, embora também possa ser aplicado a outros prazos. O período não tem consequências no cálculo, pois é removido da fórmula.

    No caso de uma provável bull trap, um RSI alto e circunstâncias de sobrecompra sugerem que a pressão de venda está aumentando. 

    Dessa forma, os comerciantes estão ansiosos para embolsar seus ganhos e provavelmente fecharão a negociação a qualquer momento.

    Como resultado, a primeira fuga e tendência de alta podem não ser uma indicação de aumentos contínuos de preços.

    Falta de aumento de volume

    Quando o mercado está realmente em alta, deve haver um aumento notável no volume, porque mais pessoas estão comprando o título à medida que ele sobe.

    Se houver pouco ou nenhum aumento no volume na fuga, é um sinal de que não há muito interesse no título a esse preço e que o rali pode não ser sustentável.

    Um aumento de preço sem um aumento significativo também pode provavelmente ser devido a bots e comerciantes de varejo disputando posição.

    Ausência de impulso

    Quando uma ação sofre uma queda acentuada ou um gap para baixo com enormes velas vermelhas, mas depois se recupera muito suavemente, é uma indicação de uma armadilha de touros.

    A tendência natural do mercado é se mover em ciclos. Quando atinge o topo de um ciclo, geralmente é um período de consolidação, pois os touros e os ursos lutam pelo controle.

    Essa falta de impulso pode ser considerada um sinal de alerta antecipado de que o mercado está prestes a sofrer uma reversão.

    Falta de quebra de tendência

    Um declínio no preço é indicado por uma sequência de mínimos e máximos mais baixos.

    As tendências nos preços das ações nem sempre mudam quando os avanços são feitos. Uma tendência de baixa ainda está intacta, desde que o aumento de preço não exceda a alta mais baixa mais recente.

    A falta de confirmação é um dos erros mais frequentes cometidos por quem é pego em armadilhas de touros. Eles já devem suspeitar que, se a alta atual não ultrapassar a alta anterior, está em uma tendência de baixa ou em um intervalo.

    Isso normalmente é considerado uma “terra de ninguém”, um dos piores lugares para começar uma compra, a menos que você tenha uma boa razão para fazê-lo.

    Embora alguns traders possam ficar desapontados com isso, a maioria prefere esperar pela confirmação e comprar a um preço mais alto do que tentar “entrar cedo” e ficar preso.

    Re-teste do nível de resistência

    A primeira indicação de uma armadilha de touros se aproximando é um poderoso momento de alta mantido por um longo tempo, mas que reage rapidamente a uma zona de resistência específica.

    Quando uma ação se estabeleceu como uma forte tendência de alta com pouca pressão de baixa, isso implica que os compradores estão inundando todos os seus recursos.

    No entanto, quando atingem um nível de resistência que não querem ou têm medo de quebrar, o preço normalmente reverterá antes de subir ainda mais.

    Vela de alta suspeitamente enorme

    No último estágio da armadilha, uma enorme vela de alta geralmente ocupa a maioria das velas imediatas à esquerda.

    Geralmente, esse é um esforço de última hora dos touros para assumir o controle do mercado antes que o preço seja revertido. Também pode ocorrer devido a vários outros motivos:

    • Grandes players estão intencionalmente aumentando o preço para atrair compradores desavisados.
    • Novos investidores estão confiantes de que ocorreu uma fuga e começam a comprar novamente.
    • Os vendedores intencionalmente permitem que os compradores dominem o mercado por um curto período, permitindo que ordens de venda com limite acima da zona de resistência sejam aceitas.

    Formação de um intervalo

    A característica final de um arranjo de bull trap é que ele cria um padrão semelhante a um intervalo no nível de resistência.

    Diz-se que o preço de um ativo salta para frente e para trás em meio a um nível de suporte e resistência quando flutua dentro de um intervalo.

    Como o mercado ainda pode estar criando máximos menores e mais altos, essa faixa pode não ser perfeita, especialmente na extremidade superior. 

    No entanto, o início da armadilha de touros é visível, pois a enorme vela indicada anteriormente se forma e fecha fora desse intervalo.

    Diga-nos o que acha sobre este estudo e deixe seu comentário!

    Acompanhe análise técnica do BTC feita pelo time da CryptoRadar. Acesse aqui!

    O que é um “Bull Trap” (armadilha de touros) e como identificá-la?

    Fonte: https://cointelegraph.com/explained/what-is-a-bull-trap-and-how-to-identify-it (com adaptações)


    ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
    Os pontos de vista e opiniões expressos pela CryptoRadar ou qualquer pessoa mencionada neste artigo, são apenas para fins informativos e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou outros afins. Investir ou negociar criptoativos traz risco de perda financeira.



  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.