• Regulação

    Mundo

    Banco Central da Índia diz que CBDC’s podem matar criptos


    Por Ana Flávia Santana Saraiva Saraiva • 6 de junho de 2022
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos


    Banco Central da Índia diz que CBDC’s podem matar criptos

    Banco Central indiano posiciona-se a respeito das CBDC’s.

    Apostando no lançamento iminente de CBDCs na Índia, o Reserve Bank of India (RBI), descartou a ideia de que as stablecoins devem ser aceitas como criptomoedas no mesmo nível das moedas tradicionais.

    Nessa linha, disse seu vice-governador:

    “Acreditamos que as moedas digitais do banco central (CBDCs) podem realmente matar qualquer desconsideração que as criptomoedas privadas possam ter”.

    Além disso, o vice-governador do RBI compartilhou esses pensamentos como parte de um fórum do FMI intitulado “Na fronteira: o sistema de pagamento digital da Índia e além”.

    Dessa forma, disse ele:

    “A tecnologia está mudando em um ritmo extremamente rápido e não acredito que toda inovação seja desejável.

    Nesse sentido, espero que o FMI desempenhe um papel de liderança no esclarecimento das coisas, sejam CBDCs ou criptomoedas”.

    Para ele, uma moeda precisa de um emissor ou de um valor intrínseco. Muitas criptomoedas, que não são, ainda são aceitas pelo valor de face.

    Por fim, a Índia planeja introduzir seu CBDC no ano atual de maneira faseada.

    Blockchain enfrenta concorrência

    Paralelo a isso, o vice-governador comparou a blockchain e o sistema de pagamento interbancário da Interface Unificada de Pagamentos da Índia (UPI):

    “Uma das razões para o sucesso da [UPI] é sua simplicidade, considerada uma tecnologia potencialmente revolucionária hoje. Os casos de uso [Blockchain] não foram realmente estabelecidos na velocidade originalmente esperada”.

    Para esclarecer, introduzido em 2016, o UPI processou mais de 5 bilhões de transações em um mês, enquanto o valor agregado das transações ultrapassou a marca de US$ 1 trilhão em março de 2022 e se aproximou de US$ 6 bilhões em maio de 2022.

    Assim, ele registrou uma adoção média de transações e taxa de crescimento de 160% nos últimos cinco anos.


    Acompanhe análise técnica do BTC feita pelo time da CryptoRadar. Acesse aqui!

    Banco Central da Índia diz que CBDC’s podem matar criptos

    Fonte: /https://br.investing.com/news/cryptocurrency-news/banco-central-da-ndia-diz-que-cbdcs-podem-matar-criptos-1006724 (com adaptações)


    ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
    Os pontos de vista e opiniões expressos pela CryptoRadar ou qualquer pessoa mencionada neste artigo, são apenas para fins informativos e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou outros afins. Investir ou negociar criptoativos traz um risco de perda financeira.



  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.