• Criptoativos

    Bitcoin

    Atenção: Bolsa de Valores Americana Irá Negociar Bitcoin e Ethereum em 2019


    Por Alexandre Dantas Lage • 30 de agosto de 2018
    tempo de leitura do artigo: 3 minutos

    A NASDAQ, a segunda maior bolsa de valores norte-americana, entrou na corrida e pretende sair na frente ao abrir caminho para o movimento institucional no ecossistema de criptomoedas.

    Diferente das outras bolsas de valores, a NASDAQ quer entrar com força no ecossistema de cripto. Ela planeja ser a pioneira em governança, execução de ordens e na vanguarda do movimento institucional no ecossistema.

    E o que seria “entrar com força no ecossistema de cripto”? Para a NASDAQ, que é famosa por sua postura agressiva e experiente em tecnologia, significa abrir o caminho para que os criptoativos sejam propriamente listados e negociados na bolsa.

    NASDAQ Quer Entrar de Cabeça no Universo de Cripto

    Embora nenhum anúncio oficial tenha sido feito por parte da empresa, uma fonte confiável está mantendo o Site The ICO Journal informado. Ela afirma que a NASDAQ planeja listar e negociar Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) em sua plataforma. Os detalhes de como será esse processo ainda são um pouco confusos.

    De acordo com a fonte, em uma carta enviada ao portal:

    O foco da conversa em torno da listagem de moedas foi em como elas serão classificadas do ponto de vista regulatório. Como você pode imaginar, nossa liderança está intimamente ligada ao estrondo da SEC e da CFTC em torno dos criptos e do que é esperado nos próximos 3-6 meses. Mesmo com esse prazo longo, algumas orientações serão fornecidas e espero que ajamos rapidamente. A estrutura (dois conjuntos diferentes de estrutura baseada em dois resultados regulatórios diferentes) já foi estabelecida para criar um silo separado para listagens de moedas e um aparato comercial robusto. Fazendo as contas aqui, procure orientações dos órgãos reguladores no primeiro trimestre de 2019, e “bolsa de moedas” deverá ser anunciada ou lançada no segundo trimestre de 2019.

    Supostamente, a NASDAQ realizou uma reunião a portas fechadas no mês passado em Chicago. Representantes de cerca de meia dúzia de empresas, incluindo a Gemini e outras bolsas de criptomoeda estavam presentes. De acordo com relatórios da Bloomberg, o foco da reunião foi incentivar a indústria a trabalhar no sentido de melhorar a imagem das criptomoedas, validando seu papel potencial nos mercados globais.

    Seguindo os passos da Bolsa de Valores de Nova Iorque?

    Enquanto não temos um posicionamento oficial da empresa sobre esse assunto, a maior bolsa norte-americana já entrou no jogo. No início desse mês, a Bolsa de Valores de Nova Iorque anunciou o lançamento da Bakkt, plataforma que visa criar um ecossistema para ativos digitais.

    Em parceria com a Microsoft, Starbucks, entre outras, a Intercontinental Exchange, dona da Bolsa de Valores de Nova Iorque, quer criar um ambiente onde instituições possam negociar criptoativos de maneira ágil e fácil. Muitos especialistas do mercado acreditam que a Bakkt será extremamente importante para o mercado de criptoativos, pois irá abrir caminho para o capital institucional.

    Nos últimos dois anos, a SEC rejeitou inúmeros pedidos de ETF de Bitcoin, e o argumento para tais eram os mesmos: fraudes e possíveis manipulações do mercado. No entanto, com a entrada das duas maiores e principais bolsas de valores dos EUA, será que o órgão regulador irá mudar de opinião sobre as propostas? Há duas semanas, após rejeitar nove ETFs de uma vez, ela voltou atrás e disse que irá revisar a decisão.

     

    Será que a SEC irá aprovar alguma proposta de ETF ainda esse ano? Ou será que o capital institucional terá que esperar até o início do ano que vem? Comente abaixo.

     


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e interaja conosco.

    Nosso episódio sobre ETF já está no ar! Acesse CryptoTalk e ouça nosso podcast.


     

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.