• Regulação

    Mundo

    ETF de Bitcoin à caminho? Comissário da SEC acredita que sim.


    Por Alexandre Dantas Lage • 8 de fevereiro de 2019
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    De acordo com um Comissário da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), a aprovação de um ETF de bitcoin é uma questão de tempo.

    ETF de Bitcoin à caminho

    De acordo com o Comissário Robert J. Jackson Jr., um fundo negociado em bolsa de bitcoin está a caminho. Durante uma entrevista para o portal Congressional Quarterly, o Comissário demonstrou otimismo sobre uma futura aprovação de um ETF de Bitcoin. No entanto, a entrevista não era para ter sido publicada até dia 11 de fevereiro.

    De todo modo, detalhes da entrevista já foram liberados após o vazamento das informações. Através do Twitter, o usuário Drew Hinkes, conselheiro geral da Athena Blockchain, retransmitiu a notícia da entrevista.

    Conforme dito ao Congressional Quarterly, Jackson afirmou que, se tratando de um fundo negociado em bolsa, obter a benção da SEC é, de fato, muito difícil. Não é à toa que a SEC já reprovou inúmeras solicitações de ETFs de bitcoin até o momento.

    De acordo com Jackson:

    Obter o selo de aprovação do regulador do mercado de capitais mais intenso e líquido do mundo é difícil, e deveria ser mesmo.

    Uma vez que colocamos o selo da Comissão de Valores dos EUA em um investimento; uma vez que o tornamos disponível no mercado para os investidores de varejo, estamos assumindo riscos, e os americanos podem sofrer as consequências disso.

    Aplicações de ETFs de Bitcoin batendo à porta da SEC

    Além disso, Jackson também comentou sobre as várias aplicações de ETFs de Bitcoin que a SEC recebeu ao longo dos anos. Dentre elas, se encontram a dos gêmeos Winklevoss, Camreon e Tyler, e a da CBOE / VanEck / SolidX.

    Fico feliz em dizer que os participantes do mercado começaram a ter ideias. Se vamos encontrar uma que, de fato, proteja os investidores, eu não sei. No entanto, eu sei que esse assunto não está fechado ainda.

    No final de janeiro desse ano, a CBOE reapresentou a proposta do ETF de Bitcoin em parceria com a VanEck e SolidX. No início do ano, a CBOE havia retirado a proposta devido a suspensão temporária do governo norte-americano.

    Inegavelmente, para os especuladores, a proposta da Cboe é a mais provável de ser aprovada. Isso devido ao fato de que os envolvidos estão buscando solucionar as preocupações da SEC em aprovar tal ETF. Aliás, em julho de 2018, a VanEck enviou uma carta pública à SEC, visando responder às suas preocupações.

    Enquanto esse debate continua, Jackson afirmou:

    Eventualmente, acho que alguma proposta irá satisfazer os padrões que estabelecemos? Eu espero, e acredito que sim.

    Ainda que essa aprovação possa levar um tempo para acontecer, é notório que a SEC está tratando o assunto com outros olhos. Aliás, em janeiro a SEC publicou uma lista de prioridades para 2019, e cripto está entre elas.

     

    Você acha que um ETF de bitcoin pode ser aprovado ainda em 2019? Comente abaixo.


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.