• Regulação

    Mundo

    EUA quer regular stablecoins após colapso da UST


    Por Ana Flávia Santana Saraiva Saraiva • 13 de maio de 2022
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos


    EUA quer regular stablecoins após colapso da UST

    Enquanto não aprova uma legislação voltada para o mercado cripto, os Estados Unidos podem regular primeiramente as stablecoins.

    De acordo com uma nova proposta legislativa apresentada no Senado, o país pode ser o primeiro a aprovar uma lei para criptoativos com preço atrelado a moedas fiduciárias.

    Nesse sentido, a legislação foi recentemente apresentada pelo senador Patrick Toomey, membro da comissão bancária do Senado.

    Assim, o Chamado “Stablecoin Transparency of Reserves and Uniform Safe Transactions Act”, pretende regular e adotar stablecoins no sistema bancário norte-americano.

    Além do senador, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, espera que as stablecoins sejam reguladas pelo país.

    Dessa forma, a executiva sugere celeridade na aprovação dessa lei, e citou o colapso da UST no mercado como uma necessidade para a criação dessa legislação.

    “Uma stablecoin conhecida como TerraUSD passou por uma corrida e caiu de valor. Acho que isso simplesmente ilustra que este é um produto em rápido crescimento e que há riscos em rápido crescimento.”

    Senador pede regulação de stablecoins nos EUA

    Caso seja aprovada, a proposta legislativa do senador pode apresentar regras para as plataformas responsáveis por emitir e negociar stablecoins no mercado.

    No entanto, os tokens de preço estável não serão considerados como títulos mobiliários, explica a lei. Ou seja, stablecoins podem receber a classificação de meio de pagamento nos Estados Unidos.

    Nessa linha, a iniciativa, liderada pelo senador Patrick Toomey, tornará obrigatória uma licença aos emissores de stablecoins que atuam no país.

    Assim, essa autorização pode acontecer através de Office of the Comptroller of the Currency (OCC), o que transforma emissores de stablecoins em transmissores de dinheiro.

    Ou ainda, essas plataformas podem obter uma licença bancária tradicional, a mesma concedida pelos Estados Unidos para instituições financeiras.

    Por fim, para Janet Yellen, as moedas digitais de preço estável devem ser reguladas até o final de 2022.

    Acompanhe análise técnica do BTC feita pelo time da CryptoRadar. Acesse aqui!

    EUA quer regular stablecoins após colapso da UST

    Fonte: https://br.investing.com/news/cryptocurrency-news/eua-quer-regular-stablecoins-apos-colapso-da-ust-999568 (com adaptações)


    ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
    Os pontos de vista e opiniões expressos pela CryptoRadar ou qualquer pessoa mencionada neste artigo, são apenas para fins informativos e não constituem aconselhamento financeiro, de investimento ou outros afins. Investir ou negociar criptoativos traz um risco de perda financeira.



  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.