• Criptoativos

    Bitcoin

    SEC Rejeita 9 Propostas de ETF de Bitcoin


    Por Alexandre Dantas Lage • 23 de agosto de 2018
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    Hoje (23) vence o prazo para a SEC se pronunciar sobre algumas propostas de ETF de Bitcoin, e ela assim o fez. Ontem à noite, o órgão regulador norte-americano rejeitou nove propostas de ETF de Bitcoin, alegando preocupações como fraude e manipulação de mercado.

    De acordo com a CNBC:

    Semelhante à rejeição do ETF proposto pelos irmãos Winklevoss, a SEC expressou preocupação com fraude e manipulação dos mercados de bitcoin. Ela disse que a NYSE Arca, que apresentou o pedido da ProShares, não cumpriu as exigências de prevenção de atos e práticas fraudulentas e manipuladoras, regras básicas para as bolsas de valores.

    Esse posicionamento negativo da SEC é somente mais um em uma longa lista de propostas rejeitadas. O órgão regulador parece não estar disposto a aprovar nenhum ETF de Bitcoin, pelo menos por enquanto.

    De acordo com a própria instituição, a rejeição não se baseia se a tecnologia blockchain ou ou o bitcoin possuem valor como inovação ou investimento. O problema parece ser a maturidade do mercado e sobre a volatilidade do preço dos ativos digitais.

    No entanto, a resposta mais aguardada sobre um ETF de Bitcoin pela comunidade foi adiada para o dia 30 de setembro pela SEC, que é a proposta feita pela Cboe / VanEck / SolidX. Acredita-se que ela pode ser aprovada pois muitas das preocupações que a SEC possui foram respondidas em uma carta pública enviada à instituição pela VanEck.

    Muito Além de um ETF

    Mesmo com a rejeição de nove propostas de ETF pela SEC, o mercado continuou estável no que diz respeito ao preço do bitcoin.

    Como podemos analisar no gráfico abaixo, o preço do bitcoin (BTC) se manteve relativamente estável nos últimos dias, variando entre $6.250 e $6.550 USD. Pouco tempo após o pronunciamento da SEC sobre os ETFs, o BTC chegou a ser negociado a $6.800, para logo depois, voltar para a casa dos $6.500.

    Como noticiamos anteriormente, nomes importantes, como Vitalik Buterin, criador do Ethereum, acreditam que o entusiasmo está excessivo em relação à uma possível aprovação de um ETF de bitcoin.

    “Eu acredito que há muita entusiasmo em quaisquer ETFs, de BTC ou ETH, e não muito entusiasmo em facilitar o uso de criptomoedas pelas pessoas”, disse Buterin em um tweet.

    Outro nome de peso que acredita que o foco está mal direcionado é Dan Morehead, CEO da Pantera Capital. Ele acredita que o foco deveria ser direcionado à Bakkt, plataforma criada pela Intercontinental Exchange em parceria com a Microsoft e Starbucks, com o intuito de criar um ecossistema para ativos digitais.

     

    Qual a sua opinião sobre mais essa rejeição dos ETFs pela SEC? Comente abaixo.

     


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e interaja conosco.

    Nosso episódio sobre ETF já está no ar! Acesse CryptoTalk e ouça nosso podcast.


     

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.