Microsoft anuncia VeriSol: Nova ferramenta de verificação de contratos inteligentes em Ethereum irá compor kit de desenvolvimento da Azure. O projeto formal de código aberto visa fornecer verificação para a linguagem Solidity.
Através do blog da empresa, a Microsoft anunciou que a ferramenta será intitulada de VeriSol – Verifier for Solidity. A nova ferramenta irá permitir aos desenvolvedores, escrever especificações em seus contratos utilizando uma linguagem intermediária. Então, essa linguagem poderá ser testada utilizando mecanismo de lógica matemática.
De acordo com a publicação:
A equipe VeriSol utilizou o verificador para formalizar e checar especificações nos contratos inteligentes que regem os membros do consórcio de Ethereum no Azure e no Azure Blockchain Service.
Atualmente, o VeriSol ainda é um protótipo. No entanto, a equipe visa atender a maioria das aplicações para contratos inteligentes. O projeto é produto da parceria entre as equipes da Azure Blockchain e da Research, ambas da Microsoft.
Evidentemente, o fator segurança vem sendo considerado um problema para os contratos inteligentes. Por exemplo, temos os ataques às bolsas de cripto e também os roubos de criptomoedas.
Portanto, a verificação formal de contratos inteligentes fornece um protocolo que permite a análise de componentes críticos desses contratos. Assim, desenvolvedores poderão se ater à ferramenta para verificar se um contrato é, de fato, seguro ou não.
O processo de verificação geralmente exige desenvolvedores especializados e longos períodos de tempo para execução. Portanto, ele é reservado apenas para as partes mais importantes de um produto. No entanto, os contratos inteligentes possuem certas propriedades que facilitam a verificação formal deles.
Conforme explicação dada pelo principal pesquisador da Microsoft, Shuvendu Lahiri:
O tamanho modesto do código e a semântica de execução sequencial de contratos inteligentes os tornam receptivos à verificação escalável. Além disso, o ambiente operacional aberto reduz substancialmente a necessidade de modelar manualmente o ambiente no qual um contrato inteligente opera.
O VeriSol complementará o Kit de Desenvolvimento e Workbench do Azure Blockchain da Microsoft, que oferece modelos de desenvolvimento e integrações para serviços comuns do Azure, como gerenciamento de chaves e identidade. Ferramentas formais de verificação, como o VeriSol, permitem a verificação e acompanhamento do trabalho por parte dos desenvolvedores.
Então, a ferramenta fornece um caminho mais eficiente para o desenvolvimento. A linguagem Solidity é a mais popular quanto o assunto é contratos inteligentes no Ethereum. Portanto, uma ferramenta de verificação formal automatizada irá permitir que desenvolvedores melhorem a segurança de suas aplicações descentralizadas (dApps).
Fonte da imagem de capa: Blog Microsoft
Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.