• Tecnologia

    Blockchain

    Revolução Blockchain! Dinheiro virtual sem gasto duplo!


    Por Ezequiel Gomes • 15 de abril de 2019
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    Há pessoas que ouvem falar do Bitcoin e das Criptomoedas como uma revolução, mas ainda assim ficam sem entender. Não seria essa badalação toda apenas um golpe fantasiado de marketing digital? O que é o problema do gasto duplo, para que sua solução seja assim tão revolucionária?

    Para responder a esse tipo de indagação é preciso cavarmos um pouco mais fundo na natureza da interação entre os computadores na world wide web.

    A essência da rede é que os computadores estejam conectados entre si e sejam capazes de trocar informações entre si de forma livre e rápida! Isso implica em que a essência da rede é feita de informação e está construída para fazer a transação de informação fluir sem barreiras.

    Esse tipo de caraterística é o que permite o compartilhamento de todo tipo de dados, links, imagens, vídeos, áudios e arquivos de toda espécie. Nesse ambiente a informação é abundante e não escassa.

    Essa característica sempre foi um “problema” para a criação de um dinheiro virtual que pudesse ser enviado e recebido por computador. O dinheiro precisa ser escasso e não pode ser absolutamente abundante sob pena de perder seu valor num processo de hiper inflação ou inflação infinita.

    Alem do mais, arquivos feitos de informações (bits and bytes) são facilmente copiáveis e criam o problema de poderem ser enviados pra mais de uma pessoa, gerando um envio (ou gasto) duplo de um mesmo arquivo. Se esse arquivo representar dinheiro, já era, entraremos numa espiral de inflação descontrolada.

    Diante disso, fica mais fácil entender a revolução extraordinária representada pela tecnologia da blockchain e do Bitcoin.

    O Dinheiro Digital Descentralizado é feito de informação, mas ele foi criado de tal forma que essa informação, o Bitcoin, seja escasso na rede e não possa ser inflacionado segundo as conveniências de ninguém (nem governos, nem bancos, nem empresas, nem pessoas).

    Isso criou uma real escassez no ambiente digital e resolveu o problema do gasto duplo onde a informação é abundante e tornou possível replicar as características de algo valioso no contexto da WEB.

    Então, quando você ouvir falar da revolução da blockchain, é sobre isso que se está falando. As implicações e aplicações de um dinheiro nativo da internet são gigantescas e estão na base de uma nova economia que está nascendo sob essas bases.

    Participar dessa revolução é ver a história do futuro sendo construída diante dos nossos olhos, no presente.


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.