O banco central da China disse a um grupo governamental de financiamento de alto nível que a autoridade monetária pode informar os governos locais para regular o uso de energia de mineração de bitcoins para reduzir gradualmente a escala de sua produção, disse uma fonte.
Enquanto o People’s Bank of China (PBOC) não pode regular diretamente o uso de energia dos mineradores de bitcoin, ele pode pedir às autoridades locais que o façam, o banco central contou aos membros do Grupo Líder da Remediação de Riscos Financeiros da Internet de Pequim em uma reunião no final de 2017, disse a fonte.
Especialistas dizem que a China é uma das maiores fontes mundiais de mineração de bitcoin, onde os mineradores resolvem enigmas matemáticos complexos (proof of work – POW) com computadores especializados para receberem recompensas em moedas virtuais. O uso intensivo de computadores para mineração de bitcoin impulsionou a demanda por eletricidade.
Em setembro, a China ordenou a cessação de todas as ofertas iniciais de moedas (ICOs – Initial Coin Offerings) e que todas as negociações comerciais de criptomoedas fossem fechadas com o objetivo de conter riscos financeiros. Os mineradores de Bitcoin temeram que eles poderiam ser o próximo alvo.
Na reunião, o PBOC disse que o desenvolvimento da mineração de bitcoin será limitado, de acordo com a fonte, que se recusou a ser nomeado porque ele não está autorizado a falar sobre o assunto.
O PBOC não pôde ser alcançado para comentários imediatos fora do horário comercial.
Qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário.
Já assinou nossas notificações?! Assine e receba em primeira mão nosso conteúdo!