• Tecnologia

    Segurança

    Chaves do Tesouro de Satoshi foram decifradas em minutos!


    Por Alexandre Dantas Lage • 17 de abril de 2019
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    Usuário do Github conseguiu decifrar as três primeiras chaves para o Tesouro de Satoshi em alguns minutos após descobrir um padrão para decifrar os códigos.

    Na data de ontem, publicamos uma matéria onde explicamos o enigma do Tesouro de Satoshi. A pessoa, ou grupo de pessoas, que conseguir reunir 400 de 1000 fragmentos de chaves espalhadas pelo mundo, poderá reivindicar o prêmio de 1 milhão de dólares em bitcoin.

    De acordo com a transmissão sobre o enigma, as dicas para as três primeiras chaves já estão disponíveis no site SatoshiTreasure. Então, pessoas do mundo todo começaram a caçada e a procurar pelos códigos QR que dariam acesso aos fragmentos da chave.

    Verificação do primeiro fragmento de chave do tesouro de satoshi.
    Verificação do primeiro fragmento de chave no site SatoshiTreasure.xyz/k1

    Primeiros fragmentos desvendados em 3 minutos

    Inicialmente, devido o mistério e por se tratar de algo relacionado ao setor de cripto, imaginamos que poderia ser muito difícil adquirir esses fragmentos.

    No entanto, johncantrell97, um usuário do Github, nos provou que desvendar os fragmentos, aparentemente, não é tão difícil assim. Ele descobriu uma falha no processo e conseguiu obter as três primeiras chaves em apenas 3 minutos.

    De acordo com John:

    Depois que eu vi o código fonte, percebi que a verificação para descobrir se a senha estava correta ou não foi feita localmente. Então, eu poderia realizar um ataque de força bruta utilizando um dicionário. Assim, eu também imaginei que as senhas para k2 e k3 seriam palavras inglesas.

    Portanto, após ele fazer o download de um dicionário da língua inglesa, ele utilizou de um código para realizar o ataque.

    Conforme relatado por John, alguns segundos após ele rodar o script, ele conseguiu obter três palavras, uma para cada fragmento de chave.

    Após rodar o script, em alguns segundos ele me deu um resultado com as palavras orbital, cosmos e blackhole. Fiquei chocado! Foi muito fácil. Então, eu verifiquei as palavras na página de verificação do site oficial e, elas estavam corretas.

    De fato, podemos afirmar que para um enigma de criptografia, os três primeiros fragmentos foram encontrados muito facilmente. No entanto, é importante lembrar que exatamente por se tratar de um desafio do setor de cripto, muitas pessoas com profundos conhecimentos em criptografia estarão participando da caçada.

    Será fácil reivindicar o tesouro?

    A pergunta que fica, então, é: os próximos fragmentos serão encontrados tão facilmente como os três primeiros?

    De acordo com a transmissão original, não! Ela afirma que a dificuldade irá aumentar até ela ter encontrado um grupo digno de resgatar o prêmio.

    A dificuldade irá aumentar até eu estar satisfeito de que encontrei um grupo de caçadores digno de reivindicar o tesouro.

    De acordo com o site, novas dicas serão disponibilizadas no próximo domingo, ao meio dia. Estaremos atentos para o desenrolar dessa caçada. Acompanhe conosco!


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.