• Tecnologia

    Segurança

    CoinMarketCap – suspeitas de fraude e autoregulação do mercado!


    Por Ezequiel Gomes • 2 de maio de 2019
    tempo de leitura do artigo: 2 minutos

    O CoinMarketCap foi envolvido em uma ampla polêmica há algumas semanas, quando um relatório apontou que 90% dos volumes reportados por exchanges em termos de negociação de criptomoedas poderiam estar sendo fraudados.

    Como reação a isso, a plataforma anunciou mudanças para prevenir esse tipo de coisa de vir a acontecer.

    Essa situação nos faz pensar em duas perspectivas importantes quando abordamos esse mercado de uma perspectiva ampla.

    1- A “Blockchain” não é a solução definitiva para o problema da desonestidade entre as pessoas

    Alguns chamam a Blockchain de “a máquina da confiança” e há muita expectativa de que em certas áreas e em certos sentidos essa tecnologia aja como uma espécie de garantia de que transparência e honestidade estão presentes numa transação, por exemplo.

    Ocorre que, conquanto esse potencial da tecnologia seja verdadeiro de algumas perspectivas, essa não é a história completa. Pessoas continuarão a ser pessoas, e sempre teremos mentiras, desonestidades e fraudes entre nós sobre as quais nos preocupar.

    Ao invés disso depor contra a Blockchain, entretanto, re-enfatiza a necessidade dela como tecnologia que possa promover uma cultura de mais transparência e honestidade. Mas claro que a humanidade não terá sua natureza, intenções e práticas simplesmente eliminadas simplesmente por que Satoshi Nakamoto conseguiu criar um algoritmo de consenso distribuído que soluciona o problema do gasto duplo em sistemas digitais, o que elimina a necessidade de confiar em intermediários para rodar um sistema financeiro!

    2- O mercado se auto-regula punindo os maus atores e premiando os bons!

    O CoinMarketCap está precisando responder às críticas e oferecer melhores serviços ao mercado, não por que algum governo assim decretou, mas por que o mercado assim “exige”.

    Do contrário, o coinmarketcap (CMC, como é carinhosamente conhecido) deixaria de existir pela falta de confiança das pessoas em suas informações. Simples assim.

    Não precisamos esperar nenhuma lei de nenhum governo para nos ensinar que transparência é melhor do que obscuridade (que ironia seria um governo tentar nos ensinar qualquer coisa nessa direção, não é?). Sabemos disso por nós mesmos e estamos em busca de informações verdadeiras para nosso próprio benefício e daqueles ao nosso redor.

    Por isso o mercado se auto-regula em primeiro lugar e de forma muito mais veloz e eficaz do que qualquer intervenção estatal. E a melhor forma de fazer e continuar a fazer isso é premiar de todas as formas possíveis e permitidas quem faz um bom trabalho e punir quem quebra a confiança que um dia lhes concedemos.


    Curta a página da CryptoRadar no Facebook e Twitter interaja conosco.
    Já ouviu nosso podcast? Acesse CryptoTalk e ouça.

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.