• Guias e Tutoriais

    Criptoativos

    Tipos de Carteiras de Bitcoin (Bitcoin Wallets)


    Por Alexandre Dantas Lage • 16 de dezembro de 2017
    tempo de leitura do artigo: 13 minutos

    Nesse artigo você vai conhecer os tipos de carteiras de bitcoin (hot wallets e cold wallets). Vamos tratar sobre suas funcionalidades, desvantagens, vantagens, características e dar um breve review de cada uma delas! Quer saber mais? Deslize a tela e vamos lá!

    O que são?

    Você provavelmente já ouviu falar nas carteiras de bitcoin, as famosas wallets. Mas o que são exatamente essas carteiras e como elas funcionam? Basicamente, as carteiras são o primeiro passo para que você possa começar a usar o bitcoin.

    Porquê?

    Pois sem elas você não consegue receber, transferir ou guardar seus bitcoins.

    Sua carteira é o link direto à rede do bitcoin, similarmente como a sua conta bancária é o link direto ao nosso sistema financeiro atual. Na sua carteira de bitcoin está contida sua chave privada, necessária para que você possa gastar ou transferir seus bitcoins.

    De uma maneira geral, não são os bitcoins que precisam estar seguramente guardados e sim as suas chaves privadas que dão acesso à eles.

    Resumindo: as carteiras são simplesmente um aplicativo, um website ou um dispositivo que gerencia suas chaves privadas para você, para que você possa receber e enviar as suas moedas.

    Tipos de Carteiras de Bitcoin

    Atualmente existem 2 categorias de carteiras:

    • Hot wallets;
    • Cold wallets.

    Certo, mas qual a diferença entre esses tipos de carteiras?

    A forma mais simples de explicar a diferença entre os dois é dizer que a ‘hot’ wallet é o tipo de carteira que está conectada à internet, por isso bem menos segura e mais suscetível a hacks, enquanto a ‘cold’ wallet é mais segura por não estar conectada à internet, e por isso mais indicada para o armazenamento de maiores quantidades de valores.

    Muitas pessoas que possuem ativos em criptomoedas possuem os dois tipos de carteira, pois elas são utilizadas com propósitos diferentes.

    bitcoin walletPodemos dizer que as ‘hot’ wallets podem ser consideradas como a sua carteira do dia a dia. São os valores que você quer ter à sua disposição para pequenas compras.

    Para fazer as compras com sua hot wallet, que nada mais é que um aplicativo instalado no seu smartphone, é só realizar a transferência via celular e aguardar o tempo de confirmação da transação.

    Já as ‘cold’ wallets são consideradas como um ‘cofre’ pessoal ou conta-corrente para armazenamento de valores maiores de criptomoedas.

    As pessoas guardam a maior quantidade de suas moedas digitais nelas pois são muito mais seguras contra ataques uma vez que não estão conectadas à internet.

    Cold Wallets (cold storage)

    Existem dois tipos de cold wallets, as hardware e as paper wallets.

    A cold wallet ou hardware wallet é um dispositivo eletrônico, criada com o único propósito de armazenar bitcoins. Hardware wallets são a melhor escolha se você é um investidor sério e possui uma quantidade considerável de criptomoedas.

    A grande inovação nesse tipo de carteira digital é que você pode conectá-la ao seu computador, smartphone ou tablet para poder utilizar seus bitcoins. As suas chaves privadas são mantidas em um ambiente off-line dentro do dispositivo, totalmente protegido mesmo se ele for inserido em um computador infectado por algum tipo de vírus ou malware.

    Bitcoins são moedas digitais, e por esse motivo, hackers podem tentar roubar suas chaves privadas e utiliá-las para roubar seus bitcoins ou outras criptomoedas. Pensando nisso, guardar suas chaves privadas em um ambiente off-line (sem conexão com a internet) é a melhor opção para se prevenir contra esses tipos de ataques.

    Para terem acesso aos seus bitcoins, os cyber criminosos teriam que roubar o seu dispositivo. Mas mesmo que isso aconteça, para acessar suas informações, eles teriam que saber o código que dá acesso à carteira.

    Então, não se preocupe muito se você perder, for furtado, roubado ou se seu dispositivo for danificado. Enquanto você tiver a sua senha secreta, poderá facilmente restaurar seu backup e ter acesso aos seus bitcoins novamente.

    Prós:

    • Melhor maneira de guardar seus bitcoins de forma segura;
    • Backup e segurança confiáveis;
    • Fácil configuração mesmo para quem não possui muito conhecimento técnico.

    Contras:

    • Não são gratuitas.

    Modelos de Cold Wallets

    Atualmente existem 4 modelos. São eles:

    cold wallets

    A seguir, vamos comentar um pouco sobre as características de cada uma.

    Ledger Nano S

    ledger nano s wallet  ledger nano s wallet 2

    A Ledger é considerada uma empresa de respeito no mundo de criptomoedas. Não é à toa que suas hardware wallets são consideradas por muitos como as melhores do mercado.  Atualmente, o modelo Nano S suporta vários tipos de criptomoedas, de bitcoin a várias altcoins.

    Nela você encontra segurança de alto nível. Além de oferecer autenticacão em duas etapas, suas informações ficam isoladas em um ambiente dentro do dispositivo, nunca sendo exposto, além de um PIN de acesso de 4 dígitos criado pelo usuário.

    A carteira possui um pequeno display para que o usuário possa conferir as transações e confirmá-las utilizando dois botões na lateral do dispositivo.

    Outro fator interessante é que criar e restaurar um backup é muito fácil. Basta criar uma senha (que é composta por palavras que devem ser anotadas em um lugar seguro) e pronto. Para restaurar seu backup é só inserir essas palavras em um novo dispositivo Ledger, e pronto.

    A Ledger pode ser adquirida no site oficial da empresa por 58 euros (aproximadamente 230 reais, em conversão direta, sem impostos) ou em nosso site clicando  .

    Trezor

    trezor wallet tremor wallet 2

    A Trezor foi a primeira carteira de hardware a ser lançada no mercado. Desde 2013, seu dispositivo é considerado um dos mais seguros da categoria. Assim como a Ledger, além de bitcoin, a carteira Trezor é compatível com várias outras criptomoedas ou altcoins.

    Sua segurança é realmente surpreendente. Pensando em oferecer o melhor da segurança para seus usuários, os criadores do Trezor retiraram tudo o que poderia ser facilmente hackeado do dispositivo. Toda e qualquer transacão deve ser confirmada utilizando seus dois botões.

    Sua configuração é muito simples. Basta fazer o download do software para seu computador, conectar o dispositivo via usb e seguir o passo a passo. Se preferir você pode instalar a extensão do navegador chrome.

    Seu Backup também é de fácil configuração. Basta seguir o tutorial e anotar as palavras chave para que possa restaurar seus dados quando necessário. Por ser pequena, ela pode ser carregada com facilidade para qualquer lugar.

    A Trezor pode ser aquirida no site oficial da empresa por 89 euros (aproximadamente 340 reais, em conversão direta, sem impostos) ou em nosso site clicando aqui.

    KeepKey

    keepkey wallet keepkey wallet 2

    KeepKey é uma carteira que garante segurança e praticidade acima de tudo.

    De acordo com os próprios desenvolvedores, é a carteira mais segura do mercado e tão fácil de manusear que até a sua avó poderia ter uma e transacionar bitcoins.

    Ao ligar o dispositivo pela primeira vez, o aparelho te dá a chance única (isso mesmo, somente dessa vez) de criar uma senha de 12 palavras que servirá como palavras chave para restaurar seus dados caso algo aconteça com seu dispositivo.

    Ela é maior do que outras carteiras de hardware e por isso não tão prática para ser transportada. Entretando, seu display ocupa praticamente todo o espaço do dispositivo, facilitando a leitura.

    Por não ter um sistema operacional, a KeepKey, assim como as outras, são protegidas contra vírus e malware. Isso porque não existe um sistema para ser infectado. Suas bitcoins estão protegidas contra ataques de hackers, principalmente por se tratar de uma carteira off-line.

    Atualmente, a KeepKey é compatível com Bitocin, Ethereum, Litecoin, Namecoin, Dogecoin, Dash, e Testnet. Além disso ela funciona em Windows, Mac, Linux e Smartphones com sistema Android.

    A KeepKey pode ser adquirida no site oficial da empresa por 149 dólares (aproximadamente 500 dólares, em conversão direta, sem impostos).

    Digital Bitbox

    digital bitbox wallet digital bitbox wallet 2

    A Digital Bitbox planeja conquistar usuários com sua proposta diferenciada. Como está divulgado no próprio site, “Digital Bitbox é uma carteira plug-and-play e um autenticador de segurança de duas etapas, que combina o melhor da segurança das hardware wallets com a conveniência das carteiras de software”.

    Atualmente a Bitbox só é compatível com Bitcoin e Ethereum (ETH e ETC). Entretanto, eles planejam dar suporte à outras criptomoedas. Assim que estiver disponível, basta o usuário fazer a atualização da firmware da carteira para ter acesso.

    O diferencial desse dispositivo é justamente o seu design. Ele possui um botão que emite uma luz branca e que possui um sensor de proximidade. Algumas funções exigem que o usuário coloque o dedo em cima da luz por alguns segundos para validar o processo.

    Outro fator curioso é que ele não possui armazenamento próprio. Para tal, é necessário utilizar um cartão micro SD. Ele também é o menor de todas as cold wallets que avaliamos nesse artigo e por esse motivo, também não possui display.

    A Digital Bitbox pode ser adquirida no site oficial da empresa por 54 euros (aproximadamente 210 reais, em conversão direta, sem impostos).

    Carteiras de papel (paper wallets)

    É importante frisar que existe um outro tipo de cold wallet que é a paper wallet ou carteira de papel. Nela você anota suas chaves privadas em um papel e as mantém completamente fora da internet.

    A desvantagem é que nesse modelo de cold wallet, é necessário um cuidado extra, como guardar o caderno ou o bloco em um lugar seguro e fazer cópias de segurança. Se tratando de grandes quantias de bitcoin, os usuários costumam guardar essa informação em um cofre em casa ou em algum banco.

    A vantagem é que ela está completamente fora da rede. Ou seja, você não pode, de maneira alguma, ser alvo de ataques de hackers.

    A maioria das hot wallets e das cold wallets utilizam as carteiras de papel para garantir uma melhor segurança ao usuário. Seu uso é realmente muito comum.

    Hot Wallets (software wallets)

    Por sua vez, as carteiras “quentes” ou software wallets são aquelas que funcionam através da internet, precisam estar conectadas a um computador, tablet ou smartphone.

    hot wallets

    Você se lembra das chaves privadas? Elas são códigos ou senhas secretas que somente o dono da carteira deve ter acesso. Como já dissemos, é através delas que as transações de bitcoin são efetuadas.

    As hot wallets geram essas senhas em um dispositivo conectado à internet. Por isso não são consideradas 100% confiáveis. Pois podem ser alvos de ataques de hackers ou cyber criminosos.

    Ok, mas então como devo me precaver para não ser alvo de um hacker?

    Deixar pequenas quantias nas hot wallets é a melhor forma de se prevenir de um cyber ataque. Pois é improvável que os hackers irão gastar recursos para obter pequenos valores de bitcoin.

    Carteiras quentes devem ser usadas para transações cotidianas. Armazene somente o suficiente para o que for gastar em 1 ou 2 dias.

    Prós:

    • Melhor maneira de armazenar pequenas quantidades de bitcoin;
    • Realizar e receber pagamentos é muito prático e rápido;
    • Algumas hot wallets permitem acesso ao seus fundos por meio de vários dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

    Contras:

    • Não são seguras para armazenamento de grandes quantidades de bitcoin.

    Abaixo listaremos as carteiras e faremos uma breve análise de suas características, como consta no site https://bitcoin.org/en/choose-your-wallet.

    ArcBit

    A carteira ArcBit foi criada para ser simples e de fácil utilização ao mesmo tempo que garante ao usuário total acesso a seu dinheiro.

    Também oferece o recurso opcional de armazenamento de seus fundos em uma cold wallet com a capacidade de autorizar pagamentos off-line para segurança aprimorada.

    arcbit wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux

    Mobile

    • Android
    • IOS

    Armory

    A carteira Armory é um cliente bitcoin avançado que expande seus recursos para usuários mais experientes em bitcoin.

    Ela oferece diversos tipos de backup e criptografia e ainda permite armazenamento seguro em computadores off-line, da mesma maneira que uma hardware wallet.

    armory wallet

    Compatibilidade:

     

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux

    Bitcoin Core

    A carteira Bitcoin Core é o cliente completo da rede bitcoin. Ela te dá acesso direto ao blockchain e oferece altos níveis de segurança, privacidade e estabilidade.

    Ao instalar a bitcoin core, a primeira sincronização vai demorar pois o blockchain completo (atualmente 145GB) é baixado para o seu computador.

    Se você possuir uma boa conexão com a internet, você pode ser um Full Node e ajudar a fortalecer a rede do bitcoin, deixando sua máquina ligada rodando o cliente do Bitcoin Core. Leia mais sobre os Full Nodes aqui.

    bitcoin core wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux

    Bitcoin Knots

    Assim como o Bitcoin Core, a carteira do Bitcoin Knots funciona como um cliente completo da rede Bitcoin. Ele também te dá acesso direto ao blockchain e oferece mais recursos do que o Core.

    Entretanto, esse cliente não é tão bem utilizado e testado como o Bitcoin Core, exige muito da máquina, utilizando muito espaço em disco e memória.

    bitcoin knots wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux

    BitGo

    A BitGo é uma carteira com alto nível de segurança e multisig (só valida a transação se alguns ou vários outros usuários assinarem como “testemunhas”), que protege seus bitcoins de roubo e perda.

    Você mantém total controle de seu saldo, a BitGo não pode bloquear nem congelar seus fundos.

    Elas são muito fáceis de usar e oferece recursos avançados de segurança como limites de gastos e acesso a múltiplos usuários.

    bitgo wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux
    • WEB

    Bither

    Bither é uma carteira simples e segura que funciona em várias plataformas.

    Com seu design especial moldado em hot e cold wallets, usuários conseguem ter segurança e simplicidade em um mesmo aplicativo.

    O XRANDOM da Bither usa diferentes formas de entropia para gerar números verdadeiramente aleatórios para seus usuários.

    Além disso, os usuários podem usufruir das vantagens de um HD e da segurança multisig.

    bither wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux

    Mobile

    • Android
    • IOS

    Electrum

    A carteira Electrum é focada em velocidade e simplicidade, exigindo pouca força computacional de computadores e smartphones.

    Ela utiliza servidores remotos que gerenciam as partes mais complicadas da rede do bitcoin e permite que você recupere o acesso à sua carteira através de uma frase secreta.

    Além disso ela também é compatível com plugins de terceiros, como hardware wallets, serviços multisig, etc.

    electrum wallet

    Compatibilidade

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux

    Mobile

    • Android

    GreenAddress

    GreenAddress é uma carteira multisig que possui uma interface amigável, segurança e privacidade aprimoradas.

    Em nenhum momento suas chaves estão criptografadas ou armazenadas no servidor.

    Por motivos de segurança, é recomendado a utilização de autenticação em dois fatores (2FA), a extensão do navegador ou o aplicativo para Android.

    green dress wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux
    • WEB

    Mobile

    • Android
    • IOS

    mSIGNA

    A mSIGNA é uma carteira avançada, porém fácil de usar, através de sua  velocidade e simplicidade, escalabilidade em nivel empresarial e alto nível de segurança.

    Ela suporta o BIP32 (Bitcoin Improvement Proposal 32), transações multisig, armazenamento off-line, sincronização em múltiplos dispositivos, e backups eletrônicos ou de papel, criptografados.

    signa wallet

    Compatibilidade:

    Desktop

    • Windows
    • Mac
    • Linux
    • WEB

    Como manter minha cateira de bitcoin segura?

    Como na vida real, sua carteira deve estar sempre segura. Bitcoin torna possivel a transferência de valor em qualquer lugar de uma maneira muito fácil e permite que você controle seu dinheiro o tempo todo.

    Tais características geram a necessidade de uma grande preocupação em segurança. Entretanto, se usado corretamente, o bitcoin pode fornecer níveis elevadíssimos de segurança.

    Lembre-se sempre que a responsabilidade de adotar boas práticas para proteger seu dinheiro é somente sua. Aja consciente, leia bastante e se informe!

    Estamos aqui para lhe ajudar nesse processo de aprendizado e aquisição de conhecimento.

    Já leu nosso artigo sobre o que é o bitcoin? Leia aqui!

  • CryptoTalk banner

  • Matérias Relacionadas


    Carregar mais matérias relacionadas.